Na quinta-feira (17), às 10h, a Procuradoria da Mulher do Senado Federal e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados realizam debate sobre o tema Gênero Raça e Eleições Municipais. Dentro do projeto Pauta Feminina, a iniciativa discute os resultados da eleições municipais de 2016. A participação é aberta. Interessadas e interessados podem acompanhar também pelo portal e-Cidadania. Já é possível enviar perguntas pelo endereço http://bit.ly/audienciainterativa

Neste ano, a participação das mulheres caiu no âmbito das prefeituras e pouco subiu (0,18%) nas câmaras de vereadores. No quesito raça, 58% dos eleitos, tanto para chefiar o Executivo municipal quanto para compor as casas legislativas, foram pessoas brancas.

O debate será mediado pela senadora Regina Sousa (PT-PI) e contará com a participação de Luciana Lóssio, ministra do Tribunal Superior Eleitoral; de Flávia Biroli, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê-UnB); de Olgamir Amancia, também professora da UnB, e integrante da União Brasileira de Mulheres (UBM) e do  Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB); e de Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil.

Cada palestrante abordará aspectos da representação feminina na política, dificuldades para candidatura e eleição das mulheres, e ainda a baixa presença de mulheres negras nas cadeiras legislativas do país.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900