Publicado: 2014
 

O baixíssimo percentual de representação parlamentar de mulheres assusta e intriga, ainda mais considerando que o país é governado por uma Presidenta da República e que mais de 25% da Esplanada está sob a liderança de ministras.

Contudo, o dado não é novidade para quem acompanha, ainda que superficialmente, os resultados das eleições no país. A sub-representação política das mulheres é problema amplamente conhecido pelos poderes instituídos, por parlamentares e demais tomador@s de decisões, estudios@s, militantes e comunicador@s, apesar de ser um aspecto pouquíssimo enfrentado nos debates públicos sobre a Reforma Política ao longo dos últimos anos.

O que apresentaremos aqui, portanto, é uma espécie de linha do tempo na qual situaremos a evolução do desempenho das mulheres em pleitos diversos, analisando o impacto da lei de cotas nestas trajetórias. Paralelamente, resgataremos a construção de um projeto coletivo e radicalmente democrático de reforma política. Nosso intuito é informar a sociedade como um todo, de forma sucinta e completa, da situação de marginalização das mulheres nos espaços onde são tomadas as grandes decisões que afetam cotidianamente a vida de cada um/a de nós.

Esperamos que, após ler esta publicação, @ leitor/a compreenda quais são as principais causas do afastamento feminino destas esferas, os possíveis remédios para este problema, as bandeiras mais caras ao feminismo no âmbito da reforma política e os posicionamentos dos diversos agentes políticos em relação a elas.

Esperamos também que você tome parte desta frente de luta e contribua para construir um sistema político realmente democrático e igualitário.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900