PlenriaAMB2018

 

Nos dias 11, 12 e 13 de Maio acontece na cidade de Sao Paulo a Plenária Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras - AMB de 2018.

Este ano, a plenária reúne 96 ativistas feministas de 19 estados brasileiros e tem como principal objetivo fortalecer a auto-organização da AMB, defender a cidadania e os direitos das mulheres frente ao patriarcado, ao racismo, à lesbotransfobia e às desigualdades de classe provocadas pela ascensão ultraneoliberal e fundamentalista, e resistir ao golpe de Estado brasileiro.

A AMB se construiu no momento da estruturação das políticas públicas baseadas na conquista de direitos na Constituição de 1988. Era o período do neoliberalismo no mundo, mas, mesmo assim, tivemos várias conquistas. Agora a situação é o contrário. Aprofunda-se o ultraneoliberalismo, com domínio amplo das corporações, e ressurge o fascismo, ao mesmo tempo em que cresce o fundamentalismo religioso. O momento que vivemos é uma guinada de época e ele exige uma estratégia de refundação, de reposicionamento geral.

Desde 2016 a AMB tem atuado no enfrentamento dos retrocessos. Em 2016 participou de todas as lutas contra o golpe e vem tentando fortalecer o feminismo. Em 2017 mobilizou a sociedade contra a PEC 181 - que proíbe o aborto em todas as situações - e participou das mobilizações contra a reforma da previdência denunciando seu impacto na vida das mulheres.

Neste momento, a AMB reconhece a necessidade de fortalecer a resistência feminsita, vencer o medo e não se perder no desalento. Reconhece a necessidade de permanecermos juntas, cuidarmos umas das outras e cada uma cuidar de si. A Plenária busca também fortalecer o pensamento, nossa capacidade de refletir e agir, e também ampliar nossa capacidade de ação irreverente. O jeito irreverente com o qual ocupamos as ruas é uma grande fonte de energia para o movimento. A gente se alegra em cantar, batucar, gritar palavras de desordem, panfletar, fazer performances, declamar. A gente se fortalece ao se expressar nas ruas e nas praças, ao dialogar com as outras mulheres nas comunidades, ao instigar a reflexão. Essa energia que nos renova é o que nos dá força para seguir lutando.

Neste contexto em que enfrentamos a virulência do golpe, em que as eleições deste ano são incertas e, caso haja, é duvidoso que aconteça de forma democrática e que seja validada como instrumento da democracia, apostamos na construção do feminismo como força política das mulheres. A AMB aposta em outra forma de fazer política, não hierárquica, não autoritária e não patriarcal, que reconheça as potencialidades das práticas políticas das mulheres em seus territórios, em sua diversidade, e promova o acolhimento, o cuidado entre as mulheres que lutam por direitos e o fortalecimento de redes de solildariedade ente nós.

Em 2018 a AMB se inspira no emblema "As mulheres são como as águas, crescem quando se juntam" para a realização desta Plenária, e segue fortalecendo a resistência para transformar o mundo pelo feminismo.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900