"Djumbai: Termo originariamente da língua Crioulo falada em Guiné Bissau, país da África Ocidental. O significado pode ser: convívio, reunião de pessoas, rodas de compartilhamento, interação lúdica e/ou comunicativa, troca de reflexões. Djumbai é tecido e tessitura de processos de vida, pois é por meio dele que se aprende e faz-se sujeito coletiva e relacionalmente, assim, o conhecimento é polinizado animando ciclos vitais à sustentabilidade para produção e reprodução de sociedade e cultura." - (Flor Labore, 2014)

A"Djumbai" no site do site do Centro Feminista de Estudos e Assessoria - CFEMEA será uma coluna de pequenos textos em geral em formato de crônica-artigo. Algo de nossa livre voz,à disposição e à serviço de todas que se reconheçam para,, ser espaço e tempo composto por textos reflexivos sobre os mais variados temas políticos e socioculturais contemporâneos, sempre sob enfoque feminista, popular, decolonial, antirracista, libertário e contra-hegemônico, visando contribuir para construção de pontes, diálogos, acessibilidades e democratização de pautas.

Ideias chave: Iterseccionalidade. Antirracismos. Feminismos Populares. Colocar ideias no mundo. Circular e cirandar. Polinização. Saídas criativas. Instrumentalização e empoderamento de pessoas para emancipação e equidade.

Qual o significado político vital de cada acontecimento? Textos com os pontos de vista dos Movimentos de Mulheres e Feministas, entre outras lutas contra-hegemônicas correlatas, sobre os processos e acontecimentos sócioculturais e políticos da contemporaneidade. Expressão!

"Quilomba de expressão", estratégia reflexivo-comunicativa perante as relações de poder, as infinitas possibilidades e as crises da vida em sociedade.

Enquanto antropóloga, ativista popular-negra-feminista do DF e integrante da Flor Labore - Agência de Pesquisa e Ação Social, a responsável por essa dinâmica de construção coletiva de conteúdo será Natália Maria Alves Machado, sempre sob a colaboração das equipes Flor Labore e CFEMEA e demais hermanas das redes afins.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900