A partir desta segunda-feira (3 de abril), o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) publica a série Histórias do ativismo feminista, na qual destacará marcos importantes da mobilização de mulheres pela conquista de seus direitos. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, um novo conteúdo entra na página na internet. 
 
No Brasil, que registra uma das mais baixas participações políticas femininas no mundo, a mobilização das mulheres tem sido a principal força de diálogo com os poderes públicos e com a própria sociedade. Foi dessa forma que obtivemos conquistas como a Lei Maria da Penha, a PEC das Domésticas, a Lei do Feminicídio, a Lei de Cotas em candidaturas para o legislativo.
 
Outras iniciativas não se estabeleceram em formato de legislação mas alargaram os limites das políticas em prol dos nossos direitos, como foi o caso do Orçamento Mulher e da nota técnica do Ministério da Saúde que orienta profissionais de saúde sobre o atendimento a mulheres vítimas de violência. 
 
VIDA LIVRE DE VIOLÊNCIA - Nesta primeira semana, damos destaque à Lei Maria da Penha que, no ano passado, completou dez anos. Uma avaliação elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) indicou que a ela fez diminuir em cerca de 10% a taxa de homicídio contra as mulheres dentro das residências. “Implica dizer que a Lei Maria da Penha foi responsável por evitar milhares de casos de violência doméstica no país”, diz o documento.
Você vai saber como se deu o processo de elaboração da lei. Os movimentos feministas tiveram papel crucial desde a provocação para que o Brasil tivesse uma lei contra a violência doméstica, passando pela participação das organizações na elaboração do texto, até a fiscalização da implementação da legislação. 
 
Clique aqui e saiba um pouco mais sobre essa história! 
   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900