Curso Feminismo com quem tá chegando – seleção EXCLUSIVA para coletivos e movimentos

BannerFeminismoComQuemTaChegando jun18

Está aberta a seleção para a nova etapa do Curso Feminismo com quem tá chegando 2018 até o dia 20 de junho. O curso é voltado para mulheres (de todas as idades) que estão descobrindo o feminismo, buscando conhecê-lo e dele participar e é uma iniciativa da Universidade Livre Feminista, em parceria com CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, com apoio do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e da Cunhã Coletivo Feminista. Em breve, o curso será aberto também em formato livre e poderá ser acessado por educandas individualmente.

Nas primeiras edições, este curso foi realizado totalmente no formato EaD (educação à distância), através de nossa Plataforma Virtual de Formação Feminista, e era aberto a participantes de todo Brasil. Na última edição, foi adotado um novo formato: semipresencial, com atividades virtuais e presenciais realizadas em parceria com coletivos e movimentos de mulheres. Participaram 15 coletivos de 11 estados, distribuídos pelas cinco regiões do país.

O curso foi realizado entre janeiro e abril de 2018, como parte do projeto "Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática" (desenvolvido pelo CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, em consórcio com a ABONG, CAMP e CESE e financiado pela União Europeia), A partir dos resultados positivos desta experiência, estamos abrindo uma nova seleção para que outros coletivos possam realizar o curso na Universidade Livre Feminista.

 

Sobre o curso

Como o próprio nome diz, este é um curso voltado para mulheres que "estão chegando" ao feminismo, ou seja, que estão começando a descobri-lo, querendo conhecê-lo e dele participar. E isto independentemente da idade. Pois para nós, como diz bell hooks, o "feminismo é para todo mundo" e sempre é hora para "chegar mais perto do feminismo" e conhecê-lo, construí-lo, praticá-lo.

O curso é totalmente gratuito, tendo como objetivo geral contribuir para o fortalecimento organizativo dos movimentos de mulheres e dos movimentos feministas, ou seja, de grupos, coletivos, fóruns, redes e articulações de mulheres. Nossa intenção, portanto, é fortalecer as lutas feministas contra as desigualdades, as injustiças, as exclusões e as explorações que marcam a vida de nós, mulheres.

 

Sobre o processo seletivo

Para participar da seleção, cada coletivo deve preencher e enviar o Formulário de inscrição com sua proposta de como pretende desenvolver o curso (incluindo uma proposta de cronograma), justificando de que forma o curso poderá fortalecer sua organização interna e suas ações.

 

Quem pode se inscrever

– Coletivos auto-organizados de mulheres (grupo, movimento, associação, fórum, articulação, ONG, setorial de mulheres de um movimento misto etc.);

– Organizações, movimentos sociais, escolas, grupos de universidade etc., que tenham ações de fortalecimentos de grupos e/ou coletivos de mulheres.

 

Para mais informações, acesse: http://feminismo.org.br/curso-feminismo-com-quem-ta-chegando-selecao-aberta-para-coletivos-e-movimentos/19819/#.WxaGtSyHWJY.gmail 

...