2025 é instituído como Ano Vladimir Herzog
A decisão é da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com o apoio do Instituto Vladimir Herzog. A homenagem relembra os 50 anos do assassinato do jornalista pela ditadura militar
A decisão é da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com o apoio do Instituto Vladimir Herzog. A homenagem relembra os 50 anos do assassinato do jornalista pela ditadura militar
Gustavo Brito de Carvalho foi condenado por matar Priscila Borges Teixeira com golpe de objeto perfurocortante no pescoço, em 2022
No Dia de Combate à Intolerância Religiosa, a sacerdotisa analisa os desafios enfrentados na luta antirracista no país
190 anos da Revolta dos Malês reforçam peso da personagem que representa a mulher negra brasileira até hoje
Na cerimônia de posse, a reitora Maysa Furlan e o vice-reitor Cesar Martins ressaltaram a importância de parcerias e da manutenção do financiamento das universidades estaduais paulistas
Pesquisador faz a ressalva de que é preciso fugir de “simplismos nutricionais”, e que o objetivo não é generalizar nem estigmatizar alimentos
Entre os dias 2 e 5 de dezembro, em Porto Alegre (RS), foi realizado o 1º Encontro Regional de Empoderamento Legal, organizado pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. O evento reuniu lideranças de sete países — Argentina, México, Bolívia, Equador, Guatemala, Cabo Verde e Brasil — para debater estratégias de enfrentamento às injustiças climáticas e promover soluções comunitárias para a adaptação às mudanças ambientais.
Os territórios periféricos de mulheres junto com o Cfemea já iniciaram o planejamento e organização dos laboratórios organizacionais que serão realizados em 2025 em Salvador, Rio de Janeiro e Cidade Estrutural (DF)
Manifestamos nossos sentimentos de pesar pelo falecimento da companheira e irmã Guaraciara Mathilde Werneck Maria, nos somando à dor de sua família e amigas de Criola e de todas as organizações que temos história de luta em comum. Guaraciara em sua criatividade e determinação foi fundamental à luta das mulheres negras, ajudou a formar muitas jovens lutadoras e ativistas que lhe darão permanência em nossas histórias de resistência.
Mulheres vítimas de violência podem solicitar auxílio pago em moeda Mumbuca pelo período de um ano
Pesquisa da Fiocruz Bahia aponta declínio na mortalidade principalmente entre mulheres e jovens
A iniciativa tem como objetivo fortalecer as lideranças negras e suas organizações para o desenvolvimento de ações políticas que visem o enfrentamento da violência racial, da criminalização e das desigualdades raciais
Edição 2025 da “Technovation Summer School for Girls”, que ensina programação a meninas de 8 a 18 anos, abre inscrições durante evento on-line no próximo sábado (18)
Pesquisadora da USP entrevistou pacientes negras de centro de referência e concluiu que padrão eurocêntrico contribui para violência obstétrica
O Cfemea, com pesar, informa o falecimento do jurista, professor, ativista social e nosso amigo sempre presente Marcelo Lavenère Machado neste último domingo (12) em Brasília.
"É nossa responsabilidade, como universidade pública, fomentar o pensamento crítico e enfrentar a desinformação que fragiliza nossas instituições"
Com a proposta de debater políticas afirmativas, a programação gratuita inclui debates, cursos e apresentações musicais
Estudo de Clara Wardi recebeu Prêmio UnB de Melhor Dissertação; confira entrevista com a pesquisadora.
"Em 23 de dezembro de 2024, foi sancionada a Lei nº 15.069/2024, que institui a Política Nacional de Cuidados e reconhece o cuidado como dever do Estado, em corresponsabilidade com as famílias, o setor privado e a sociedade civil, e que também ratifica que todos possuem o direito ao cuidado, o que compreende o direito de ser cuidado, de cuidar e ao autocuidado." No texto por Bárbara Aparecida Nunes Souza há uma análise valiosa sobre o tema.
O Tribunal Regional Federal decidiu em favor da publicação de resolução do CONANDA que protege crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Combater o racismo ambiental a partir da perspectiva dos territórios é fundamental! Vamos conversar sobre isso?
Os impactos das mudanças climáticas no cotidiano das populações negras, quilombolas e indígenas já são uma realidade e trabalhar no desenvolvimento de estratégias para enfrentar as violações de direitos causadas pelo racismo ambiental em diferentes biomas é essencial para garantir um futuro mais justo e igualitário.
Em conversa com o Brasil de Fato, a presidenta do Conanda rebate os argumentos da pasta. Ela afirma que "todo o rito foi legítimo". Ela conta ainda que o processo foi alvo de um primeiro pedido de vistas em 2 de dezembro, por parte da representante da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Foto: Ron Lach/Pexels
O ministro do Supremo Tribunal Federal, decidiu manter o bloqueio de R$ 4.2 bilhões em emendas de comissão após a Câmara dos Deputados pedir a revogação nesta sexta-feira.
Lua Barros educadora e escritora participou do BdF Entrevista falando sobre parentalidade positiva, desafios para o cuidado com as crianças e sobrecarga nas mulheres.
Oito mulheres usam vestidos de casamento transformados em obras de arte e provocam um alerta para a violência.
"Em mãos, elas traziam potentes leques coloridos que quando batidos contra o ar, provocavam um som que chamava a atenção de quem passava de carro ou a pé."
Estímulos à violência contra mulheres: Pesquisa inédita revela como influenciadores lucram com conteúdos de ódio às mulheres na plataforma de vídeos da Google.
Venha saber mais sobre a sentença divulgada pela CIDH, discutir seus desdobramentos para familiares das vítimas da Chacina de Acari e como ela impacta outros casos de violência do Estado.
Assista a transmissão no Youtube de Criola: https://www.youtube.com/live/WTUqUnAtOYw?si=OrLyhV8zeeTemF8Q
Celebramos coletivamente a conclusão do Primeiro Laboratório Organizacional para a Sustentação da Vida - Atividade do Projeto Territórios de Cuidado, Luta e Sustentação da Vida.
Neste 13 de dezembro, a partir das 19h.
A transmissão ficará gravada no YouTube | @ATendaInstituto https://www.youtube.com/watch?v=SfCqTEoUwHk
A maioria dos casos notificados de violência física (54,7%) e psicológica (59,6%) dizem respeito às mulheres casadas
O ministro Moraes, proibiu o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) de pedir prontuários médicos de pacientes que fizeram aborto legal em qualquer estabelecimento hospitalar paulista.