No Senado Federal, a Primeira Vice-Presidência, em estreita conexão com a Articulação de ONG's de Mulheres Negras, decidiu antecipar-se para abrir caminhos à discussão sobre as desigualdades étnico-raciais no sistema previdenciário e as possibilidades de a reforma enfrentar o problema. No dia 13 de maio, será realizado um Seminário sobre esta questão.

Sueli Carneiro, conselheira do CDES e diretora da organização Geledés, afirma: "No que diz respeito à população negra, sabe-se empiricamente que, no setor informal, a mão-de-obra negra é majoritária. Trata-se de uma população que majoritariamente tem menos cobertura do sistema previdenciário".

Dever cidadão

A partir de 16 anos, as pessoas que puderem contribuir devem inscrever-se na Previdência Social e manter-se em dia com as contribuições para assegurar seus direitos e a proteção à sua família. @s empregad@s e trabalhador@s avuls@s, com carteira de trabalho assinada, já estão automaticamente inscrit@s.

@s empregad@s e trabalhador@s avuls@s que não têm carteira assinada devem alertar os seus patrões sobre os riscos que correm em não assinarem a carteira de seus/suas empregad@s. Devem, ainda, registrar o fato no sindicato de sua categoria e denunciar à delegacia do trabalho.

@s trabalhador@s contribuintes individuais (autônomos, conta-própria, empresários etc.), facultativos (estudantes, donas de casa), empregad@s doméstic@s e segurad@s especiais podem fazer a inscrição pelo:

  • PREVFone 0800 780191
  • PREVNet - www.previdenciasocial.gov.br
  • PREVFácil (terminal de auto-atendimento)
  • Rede de atendimento da Previdência Social (Agência, Unidade Avançada, PREVCidade e PREVMóvel)

A pessoa comprovadamente carente que não pode contribuir para a Seguridade Social deve provar também a condição de deficiente ou idos@, para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Assistência Social.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO