Começa em Montevideo o 14º Encontro Feminista Latinoamericano e do Caribe

 

Nesta manhã aconteceu a abertura do 14º Encontro Feminista Latinoamericano e do Caribe - EFLAC, em Motevideo, Uruguai. O encontro acontece desde 1981, e reúne mulheres feministas que atuam nos mais diversos contextos da América Latina em assembleias políticas e atividades autogestionadas que debatem os temas mais importantes da luta das mulheres na atualidade. O encontro tem o objetivo de contribuir ao fortalecimento da democracia na America Latina, a partir da incorporação dos direitos humanos das mulheres desde uma perspectiva feminista na agenda dos Estados e das sociedades, ao propiciar um espaço de discussão e encontro entre as diversas expressões do movimento feminista da America Latina e Caribe, como parte da sociedade civil organizada.

Este ano, as atividades estão estruturadas em 10 eixos temáticos: Corpos, subjetividade e direitos; Racismo e Discriminação; Violências urbanas: habitação, mobilidade; Desafios e perspectivas da Economia Feminista; Democracia, Estado Laico e Fundamentalismo; Os Nomes dos Feminismos; Guerras e Resistência Coletiva. Expulsões, Terra e Território; Autocuidado, Proteção e Bem Viver Feminista / Falemos de Amor; Autonomia e Poder: Dilemas e Desafios.

O Brasil tem presença marcante no encontro, com 400 mulheres participantes. O CFEMEA, que integra a Articulação de Mulheres Brasileiras - AMB e a Articulación Feminista Marcosur, está engajado em diversas atividades do Encontro, e promove 6 mesas de debates:

  • Feminismos em contextos de golpe, democracias ameaçadas na América Latina
  • Diálogo feminista sobre a dimensão política do autocuidado e cuidado entre ativistas
  • Roda de autocuidado e cuidado entre ativistas
  • Aborto e estratégias de comunicação: compartilhando novidades
  • Diálogo feminista sobre ativismo seguro na internet (em parceria com a Universidade Livre Feminista)
  • Lançamento da campanha sobre segurança digital feminista (em parceria com a Universidade Livre Feminista)

O encontro se encerra com uma marcha e um grande ato político reunindo as mais de duas mil mulheres participantes na área central de Montevideo, no dia 25 de novembro, dia mundial de enfrentamento à violência contra as mulheres. 

Conheça os debates que começam hoje no 14º EFLAC, na página do evento.

http://14eflac.org/ 

...