Nos despedimos com enorme pesar da ministra Nilcéa Freire

A equipe do CFEMEA se despede com enorme pesar da Ministra Nilcéa Freire. Sua trajetória enquanto gestora pública merece ser reconhecida. Sua nomeação à Secretaria de Políticas para as Mulheres, como Ministra, foi uma positiva surpresa à luta que levou à frente deste órgão em prol dos direitos das mulheres brasileiras, reconhecendo e dialogando com toda a sua diversidade de gênero, raça, etnia, credo, geração, trabalhadoras do campo e da cidade etc.

Nilcéa Freire compreendia o sentido do diálogo e da participação social, estimulando canais de diálogo como os processos de conferências, levando à frente decisões de conselhos de políticas para as mulheres, criando comissões tripartites de negociação e revisão de propostas, sempre com o intuito de abarcar, ampliar e reconhecer direitos do conjunto das brasileiras. Governava para as Mulheres, no plural - muito diferente do que temos à frente do atual ministério. Essa boa interação permitiu avanços importantes como o diálogo para a aprovação da lei Maria da Penha - construída por muitas mãos militantes; a revisão da legislação sobre cotas, tão em xeque hoje também pela ação conservadora de legislador@s; apoiou a luta das mulheres em defesa de um sistema de previdêncica público, solidário e unviersal; batalhou pela equiparação de direitos das trabalhadoras domésticas. O Orçamento Mulher, o conjunto de políticas que alteravam e melhoravam a cidadania das brasileiras cresceu e teve avanços e seu ministério, que foi por alguns anos o melhor avaliado em toda a esplanada dos Ministérios.

Em tempos de apagamento de história e memória, de mentiras e desaparecimentos de registros, compromissos e políticas de Estado, registramos em breves palavras nosso reconhecimento pela luta de Nilcéa em prol dos direitos humanos das mulheres.
Postamos aqui a nota da Articulação de Mulheres Brasileiras também em homenagem à trajetória de Nilcéa Freire.

Nilcéa Presente!

...