Quase lá: "Ainda estou aqui" conquista prêmio Goya, o mais importante da Espanha

O longa estrelado por Fernanda Torres e ambientado durante ditadura militar (1964-1985) era o favorito para levar o prêmio na cerimônia realizada na cidade de Granada, no sul da Espanha.

Eduarda Esposito
Marcus Benjamin Figueredo
 
postado em 08/02/2025 21:30 / atualizado em 08/02/2025 21:59- Correio Braziliense

Confira os outros prêmios concorridos por Ainda Estou Aqui -  (crédito: Reprodução/Adorocinema)

Confira os outros prêmios concorridos por Ainda Estou Aqui - (crédito: Reprodução/Adorocinema)
 

O longa metragem "Ainda estou aqui" dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello levou o prêmio Goya de Melhor Filme íbero-americano, na noite deste sábado (8/12). Realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, o Goya é a principal cerimônia de celebração do cinema espanhol. 

O longa estrelado por Fernanda Torres e ambientado durante ditadura militar (1964-1985) era o claro favorito para levar o prêmio na cerimônia realizada na cidade de Granada, no sul da Espanha.

Na categoria de Melhor Filme Latino-Americano, a obra brasileira concorria com os longas:

  • “Agarra-me Forte”, do Uruguai;
  • “O Jóquei”, da Argentina;
  • “No Lugar da Outra”, do Chile;
  • “Memórias de Um Corpo que Arde”, coprodução entre Costa Rica e Espanha.

O filme brasileiro, que concorre a três estatuetas do Oscar, já ganhou outros prêmios e indicações ao longo de 2024. No festival de veneza, tido como um dos mais importantes do mundo do cinema, Festival de Veneza 2024, o longa levou "Melhor Roteiro", o Green Drop Award (dado ao filme que "melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação do planeta e de seus ecossistemas para as gerações futuras, promovendo estilos de vida sustentáveis e a cooperação entre os povos”); SIGNIS Award (prêmio que reconhe os projeto que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz).

"Ainda estou aqui" também foi premiado no Critics Choice Association, outra premiação dentre as mais importantes do cinema, com Fernanda Torres levando o Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira. No Vancouver International Film Festival com o prêmio do público Gala & Special Presentations Audience Award. Levou o Audience Favorite World Cinema, também decidido pelo público, no Mill Valley Film Festival. Em outra votação popular, o filme levou o Audience Award no Miami Film Festival e em um dos principais eventos de cinema do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa foi eleito como melhor filme nacional de ficção.

Sinopse

O longa brasilero conta a história da família Paiva durante o período da ditadura brasileira, onde Eunice Paiva (Fernanda Torres), advogada e ativista, passou 40 anos buscando a verdadeira história sobre o desaparecimeto de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). Rubens Paiva, ex-deputado federal, foi torturado e assassinado durante a ditadura, seu corpo nunca foi encontrado.

 

*Com informações da AFP

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2025/02/7056181-ainda-estou-aqui-conquista-o-premio-goya-na-espanha.html

 

Walter Salles dedica vitória do prêmio Goya a Eunice Paiva; Leia discurso

Walter Salles não esteve presente na cerimônia, mas contou com um representante de peso para receber a estatueta: Jorge Drexler

Agência Estado
 
postado em 09/02/2025 11:12 / Correio Braziliense
 
Salles dedica a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e sua família, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres -  (crédito: Divulgação/Sony)
Salles dedica a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e sua família, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres - (crédito: Divulgação/Sony)
 
 

O filme Ainda Estou Aqui venceu o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano na noite deste sábado, 8, em uma vitória histórica para o Brasil, indicado pela primeira vez ao "Oscar" do cinema espanhol.

Walter Salles não esteve presente na cerimônia, mas contou com um representante de peso para receber a estatueta: Jorge Drexler, cantor uruguaio que trabalhou com o diretor em Diários de Motocicleta (2005), pelo qual venceu o Oscar de melhor canção original, com Al Otro Lado Del Rio

Ele leu uma mensagem escrita por Salles, na qual dedica a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e sua família, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres. Veja na íntegra:

"Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, e não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, assim como pela cinematografia espanhola, desde Buñuel, e por muitos cineastas que influenciaram minha formação.

O fato de Jorge nos representar neste momento reforça ainda mais minha emoção. Continuamos na mesma margem do rio.

Ainda Estou Aqui é um filme sobre a memória de uma família durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que se entrelaça com a memória do meu país. Gostaria de dedicar este prêmio ao cinema brasileiro como um todo, a Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.

E, como estamos falando de memória, gostaria de agradecer aos grandes cineastas que nos deram o presente de nos apaixonarmos pela extraordinária atriz que foi Marisa Paredes. Entre eles, os mestres Pedro Almodóvar, Fernando Trueba e Arturo Ripstein.

Obrigado a todos e muito obrigado, Granada!"

 
 

Artigos do CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...