Quase lá: Amazônia: assassinato de irmã Dorothy Stang completa 20 anos

Por defender os pobres do campo tornou-se alvo de constantes ameaças, mas nunca se intimidou

 

 

Enaile do Espírito Santo Iadanza - Universidade de Brasília

 

Brutalmente assassinada pelo latifúndio por se somar à luta pelos direitos de acesso à terra dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo na Amazônia, irmã Dorothy Mae Stang não está entre nós há 20 anos, completados no dia 12 de fevereiro de 2025.

Retomemos brevemente a luta de irmã Dorothy para que, principalmente, os jovens a conheçam e também conheçam o terror que o latifúndio impõe aos camponeses, agricultores familiares, povos originários, quilombolas e às inúmeras comunidades que trabalham e vivem nos campos, florestas e águas.

Irmã Dorothy chega ao Brasil em 1966, proveniente dos EUA, onde nasceu em 7 de junho de 1931. Naturalizou-se brasileira e nos anos oitenta fixou-se na Região do Xingu, na Amazônia brasileira, mais precisamente no município de Anapu, estado do Pará. A congregação de irmã Dorothy era a das Irmãs de Nossa Senhora de Namur.

As atividades da religiosa estavam voltadas para a busca da resolução dos conflitos pela posse e uso da terra. Ajudou a implementação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança (PDS Esperança), uma categoria de assentamento estabelecido pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Esse foi o motivo principal de seu assassinato. A área do PDS Esperança era disputada pelo latifúndio e por madeireiros.

Irmã Dorothy fez parte da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e participou da fundação da primeira escola de formação de professores de Anapu. Pretendia que os trabalhadores conhecessem seus direitos para os defenderem e lutarem por eles.

Por defender os pobres do campo tornou-se alvo de constantes ameaças, mas nunca se intimidou, até que aos 73 anos, no dia 12 de fevereiro de 2005, foi assassinada a tiros enquanto caminhava numa estrada de terra próxima de sua residência. Conforme as investigações, foram cinco os seus assassinos, entre eles dois fazendeiros. Um deles foi condenado num primeiro julgamento e num segundo absolvido por seu capataz ter assumido a culpa, o que causou enorme indignação.

A morte de Dorothy fez com que a sociedade, em geral, voltasse suas atenções para a violência que ocorre no campo brasileiro, em particular na Amazônia. O debate sobre a grilagem e expropriação e concentração da terra e dos bens da natureza, e sobre a luta e o assassinato da irmã Dorothy devem continuar repercutindo para que cada vez mais pessoas se mobilizem em defesa dos direitos humanos dos povos e populações oprimidas pelo latifúndio e seus aliados.

Lembremos sempre dos mártires da terra.

 

Enaile do Espírito Santo Iadanza é professora do Núcleo de Estudos Amazônicos da Universidade de Brasília (NEAz/Ceam/UnB), doutora em Geografia e Planejamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Docente no curso de Pós-Graduação em Estudos Amazônicos, do NEAz/Ceam, e uma das coordenadoras do Projeto de Extensão Vivência Amazônica, da UnB.

 

Artigos do CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...