Quase lá: No Rio, curso gratuito oferece capacitação em comunicação comunitária para juventude de favela

Iniciativa da 'Voz do Lins' em parceria com a PUC-Rio é voltada para moradores do Complexo do Lins

18.mar.2025 às 15h50
 Rio de Janeiro (RJ)
 

Complexo do Lins abrange 15 comunidades da zona norte do Rio - Camila Rodrigues

 

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de capacitação em redes sociais e comunicação comunitária “Novas Vozes”. A iniciativa é da “Voz do Lins”, que atua há 15 anos no Complexo do Lins, na zona norte do Rio de Janeiro, em parceria com o grupo de pesquisa do Departamento de Comunicação (Tejor) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O projeto busca capacitar jovens entre 15 e 30 anos para atuarem como produtores de conteúdo e gestores de redes sociais. Durante o curso serão abordados temas como educação midiática, produção de conteúdo e comunicação comunitária. 

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário online (acesse aqui). O início das aulas será no próximo sábado (22). Além de desenvolver habilidades, os jovens terão uma imersão nas atividades do coletivo.

Ao Brasil de Fato, o comunicador Rafael Sousa, fundador da Voz, destacou a importância da juventude se apropriar das técnicas de produção para desenvolver as próprias narrativas. Entre os temas previstos para as aulas estão ainda a alfabetização jornalística, gestão de redes, produção audiovisual e engajamento digital.

“O curso vai instrumentalizar a juventude com técnicas e reflexões sobre a importância e o poder da comunicação comunitária numa cidade como o Rio de Janeiro, onde a todo momento precisamos fazer disputas de narrativas sobre o nosso cotidiano”, disse Sousa.

Novos desafios

O audiovisual é uma das apostas da “Voz do Lins” para avançar na produção de conteúdo. Para isso, Rafael Sousa criou uma campanha de arrecadação para levantar recursos com novos apoiadores e parceiros. O valor será para compra dos equipamentos necessários. Com isso, o coletivo busca ampliar a cobertura e iniciar novos projetos.

A atuação e o impacto da mídia comunitária do Complexo do Lins já foi tema de um episódio do programa Papo na Laje, produzido pelo Brasil de Fato RJ, sobre comunicadores populares de favela. 

“A gente usa só o celular, mas queremos criar conteúdos melhores, gravar um documentário. Para isso vamos precisar de tripé, microfone de lapela, câmeras. Esses equipamentos de audiovisual vão possibilitar a produção de mais conteúdo”, concluiu o fundador da Voz.

Serviço

Curso “Novas Vozes: Comunicação para a Cidadania”

Local: Navezinha do Lins (Rua Lins de Vasconcellos, nº 241)

Inscrições: até 6 de abril no formulário online neste link

Início das aulas: 22 de março

Encontros presenciais aos sábado, das 9h às 12h

Mais informações: (21) 98383-8600 / (21) 96441-0978

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode realizar a inscrição na Navezinha do Lins ou pelo WhatsApp nos contatos acima.


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...