Quase lá: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ organiza exibição de filmes e debates no mês de luta das mulheres

Diretora e cineasta Lúcia Murat é uma das convidadas na sessão do filme 'O Mensageiro'

19.mar.2025 às 09h26 - BRASIL DE FATO
 Rio de Janeiro (RJ)

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ organiza exibição de filmes e debates no mês de luta das mulheres

Filme é inspirado na experiência de Murat como presa política - Reprodução

 

Nesta quarta-feira (19), o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FCC/UFRJ) dá início a programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Estão previstos exibição de filmes e mesas de debates em torno de questões do universo feminino e das lutas pelo direito das mulheres. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação contará com a presença de pesquisadoras, lideranças comunitárias, representantes de órgãos públicos e institucionais da UFRJ. A partir das suas experiências, serão abordados temas como gênero, memória, democracia, aquilombamento e direitos humanos.

A diretora e cineasta Lúcia Murat é uma das convidadas. Ela participa de um debate após a exibição do seu filme O mensageiro, na próxima terça-feira (25), no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) do campus Praia Vermelha. O drama, ambientado no Brasil durante a ditadura civil-militar, acompanha o cárcere de uma jovem presa política. 

A resistência das mulheres quilombolas será o tema da live de abertura do evento nesta quarta-feira (19), com o filme Essa Terra é meu Quilombo, de Rayane Penha. Outro destaque da programação será um debate sobre mulheres na política e na ciência com representantes da associação docente da UFRJ, da pesquisadora de gênero da Universidade Federal Fluminense (UFF) Hildete Pereira de Melo e da coordenadora do FCC, Christine Ruta.

O evento é organizado pelo Fórum de Ciência e Cultura em parceria com outros importantes órgãos e instâncias da UFRJ, como a Superintendência de Saberes Tradicionais do FCC, a Universidade da Cidadania (UC), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a Casa da Ciência, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e a Faculdade de Educação, por meio do projeto Cineclube Pedagogias da Imagem e a Associação de Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ADUFRJ).  

Confira a programação completa

19 de março (quarta-feira)

10h – Live “Força Quilombola: Vida e Resistências Femininas”

Mesa de debate sobre o filme “Essa Terra é meu Quilombo”, de Rayane Penha

Participação das pesquisadoras Daiane Ciríaco (Pesquisadora e servidora do IBGE), Priscila Basílio (Coordenadora do NEABI/FCC-UFRJ) e Roselene Pereira (Assistente social, artista visual e quilombola da Rasa/Buzíos).

A mediação será de Carol Rosário (Superintendência de Saberes Tradicionais/FCC-UFRJ) e Rosana Afonso (Cineclube Pedagogias da Imagem/FE) 

Transmissão ao vivo pelo Youtube nos canais do Fórum de Cultura (neste link) e da Faculdade de Educação (neste link).

21 de março (sexta-feira)

18h – Exibição do filme Lobby do Batom

Debate “Mulheres na Política e na Ciência, direitos adquiridos e direitos a serem conquistados” com as pesquisadoras Mayra Goulart (Presidente da ADUFRJ), Nedir do Espírito Santo (Vice-presidente da ADUFRJ), Hildete Pereira de Melo (Professora e pesquisadora de gênero e economia da UFF) e Christine Ruta (Coordenadora do FCC/UFRJ).  

Local – Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, nº 3 – Botafogo) 

Entrada gratuita e sujeita a lotação.

25 de março (terça-feira)

17h  Cine Cidadania edição especial “Lutas e resistências femininas” 

Exibição do filme “O Mensageiro” e debate com a participação da diretora do filme Lúcia Murat e da historiadora Andréa Queiroz (Diretora do departamento de memória institucional – SIBI/UFRJ). Abertura contará com Christine Ruta e Eleonora Ziller (Coordenadora da Universidade da Cidadania/UFRJ).  

Local – Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ) – Campus Praia Vermelha (Avenida Pasteur, nº 250, Urca)

Entrada gratuita e sujeita a lotação.

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2025/03/19/forum-de-ciencia-e-cultura-da-ufrj-organiza-exibicao-de-filmes-e-debates-no-mes-de-luta-das-mulheres/


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...