Quase lá: "Existe muita potência na quebrada", diz cofundadora da PerifaCon, convenção nerd das favelas

Evento acontece neste domingo(31), em São Paulo, e movimenta uma geração criativa vinda da periferia

Ouça o áudio ouDownload

Andreza Delgado, cofundadora da PerifaCon, destaca que a periferia não é só violência e o entretenimento está sempre em disputa - PerifaCon/Divulgação
O entretenimento está o tempo todo em disputa. É uma disputa pelo imaginário

A PerifaCon, a convenção nerd das favelas, será realizada no próximo domingo(31), na Fábrica de Cultura da Brasilândia, em São Paulo. É a primeira edição do encontro depois da pandemia. A promessa é de reunir toda cadeia produtiva do universo geek e pop para quebrar as barreiras entre este segmento e a periferia. 

"Existe muita potência criativa na quebrada, sabe? O entretenimento está o tempo todo em disputa. É uma disputa pelo imaginário. Tem uma disputa na cabeça das pessoas sobre o que a periferia é capaz de fazer", analisa Andreza Delgado, confundadora do evento. 

Andreza é a convidada da Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta sexta-feira(29). Ela faz esta análise sobre o desenvolvimento de eventos nerds para a periferia, o atual cenário desse nicho da cultura e pontos importantes da programação do evento.

"A periferia não é esse lugar só de violência", afirma Andreza, realçando que um dos aspectos da convenção é garantir que as pessoas que moram na favela também tenham "direito à fantasia".  

E tem mais!

Além da entrevista com a Andreza, o programa Central do Brasil traz, no Trilhos do Brasil, o tradicional Giro de Solidariedade da sexta-feira, a atração do programa que destaca as ações e campanhas dos Movimentos Populares de distribuição de alimentos pelo país.

Nesta sexta-feira, tem um mutirão contra fome do Movimento de Pequenos Agricultores na Chapada Diamantina, na Bahia, e uma atividade AS PTA, na Paraíba, com doações de alimentos, itens de higiene e kit para garantir dignidade menstrual.

Na Parada Cultural, tem roda de samba, que acontece no domingo(31) em homenagem a sambista Jovelina Pérola Negra. No Embarque Imediato, o protesto dos trabalhadores dos Correios contra o método da negociação salarial adotado pela empresa. 

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45, pela Rede TVT, pelos canais do Brasil de Fato e por uma ampla rede de rádios educativas ou comunitárias espalhadas pelo país. 
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.
 

Edição: Afonso Bezerra

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/29/existe-muita-potencia-na-quebrada-diz-cofundadora-da-perifacon-convencao-nerd-das-favelas

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...