Nos próximos dias 2, 4 e 5 de setembro, mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas-MMC organizadas no Norte do país vão promover o Seminário “Mulheres da floresta em defesa da Amazônia”

 

MMC realiza Seminário

“Mulheres da floresta em defesa da Amazônia”

e Mostra da Cultura Camponesa 

Atividades fazem parte da programação da Virada Cultural Amazônia de Pé, que acontece em todo o país nos próximos dias

Nos próximos dias 2, 4 e 5 de setembro, mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas - MMC organizadas no Norte do país vão promover o Seminário “Mulheres da floresta em defesa da Amazônia”, com uma MOSTRA DA CULTURA CAMPONESA, em Rio Branco, no Acre, reunindo mulheres camponesas também dos estados de Roraima, Amazonas, Rondônia e Maranhão. A atividade faz parte da programação da Virada Cultural Amazônia de Pé, conduzida pela Campanha Amazônia de Pé, e que vai acontecer com eventos em todo o país. 

A proposta do seminário e da mostra organizados pelo MMC é dar visibilidade às práticas da agricultura agroecológica e feminista que enfrenta o agronegócio, produzindo alimentos saudáveis, promovendo a soberania alimentar e garantindo a conservação e preservação das sementes crioulas, herança dos nossos ancestrais indígenas, defendendo a Amazônia e a sua biodiversidade e sociodiversidade. O evento, que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), terá mesas de conversação sobre a situação atual da Amazônia, bem como trocas de experiências sobre as práticas agroecológicas, a conservação e preservação de sementes crioulas, envolvendo também professores e estudantes da universidade.

No dia 5, quando é celebrado o Dia da Amazônia, a partir da tarde e também à noite, no Lago do Amor, no centro da cidade de Rio Branco, acontece a Mostra da Cultura Camponesa, com exposição e vendas de produtos agroecológicos, comidas típicas, artesanatos e, simultaneamente atividades artísticas e culturais como cantoria, poesias e shows musicais. Ao longo das atividades do Seminário e da Mostra da Cultura Camponesa será realizada a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé, somando na iniciativa que visa a preservação da Amazônia. 

Sobre a Campanha Amazônia de Pé

-

O MMC Brasil faz parte das mais de 180 organizações, movimentos e coletivos de todo o país que assinam e estão na construção do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé, que tem por objetivo a proteção de todas as florestas públicas da Amazônia Legal. O projeto prevê a ampliação e demarcação de terras indígenas, territórios quilombolas, territórios de pequenos produtores extrativistas e novas Unidades de Conservação da Natureza de Uso Sustentável, além de prever uma maior penalização para grilagem e inativar os registros irregulares em terras públicas. A coleta para garantir um milhão e meio de assinaturas necessárias para garantir a entrada do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé no Congresso Nacional está a todo o vapor pelo país. 

Saiba mais e participe clicando aqui: https://amazoniadepe.org.br/

PROGRAMAÇÃO:

SEMINÁRIO “MULHERES DA FLORESTA EM DEFESA DA AMAZÔNIA” e MOSTRA DA CULTURA CAMPONESA 

VIRADA CULTURAL AMAZÔNIA DE PÉ 

Rio Branco, Acre, de 4 e 5 de setembro de 2022 

DIA 02/09:
Ato político e cultural no saguão do Restaurante Universitário da Ufac, com apoio da Adufac
Entre 11h30min e 13h – Coleta de assinaturas para o abaixo-assinado do Projeto de Lei Amazônia de Pé e convite para a programação dos dias 4 e 5

Dia 04/09:

SEMINÁRIO “MULHERES DA FLORESTA EM DEFESA DA AMAZÔNIA” 

Local: Auditório da Adufac
Manhã:
Café da manhã e chegada das camponesas (7 às 9h)
Mística de abertura – Carta dos Povos da Amazônia
Registro da presença de autoridades, lideranças presentes, entrega de uma muda de copaíba e convite para uma foto para a Campanha Amazônia de Pé
Roda de conversa:“Amazônia: passados presentes e os desafios da biodiversidade – Projeto de Lei Amazônia de Pé”

Tarde:

14h30: Roda de conversa: “Mulheres da floresta, construindo o Bem Viver” 

Dia 05/09:
Manhã:
8h30: Realidade das mulheres camponesas na Amazônia/rearticulação do MMC/ Campanha Sementes da Resistência 

Plenária/encaminhamentos/elaboração da Carta das Mulheres Camponesas/troca de sementes/distribuição de mudas de copaíba.

Tarde:

15h30: MARCHA PELA AMAZÔNIA – da UFAC ao Lago do Amor 

MOSTRA CULTURAL DA CULTURA CAMPONESA
Lago do Amor (16 às 18h)

Apresentações culturais

Coleta de assinaturas para o abaixo-assinado Amazônia de Pé 

Mística de encerramento  


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...