Projeto segue, agora, para a sanção ou o veto do prefeito Rafael Greca (DEM). A regulamentação traz as diretrizes para que o Poder Executivo efetive a garantia de direitos de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
 
ONU reconhece o direito à higiene menstrual como uma questão de saúde pública e de direitos humanos - Divulgação

 

 

A Câmara de Curitiba aprovou, nesta segunda (12), o projeto de lei que institui a Política de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual. Confirmada em segundo turno com 28 votos favoráveis, a regulamentação traz as diretrizes para que o Poder Executivo efetive a garantia de direitos de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A proposta segue, agora, para sanção ou veto do prefeito Rafael Greca (DEM).

“O problema gerado pela falta de uma higiene menstrual adequada leva a problemas maiores de saúde”, alertou o autor do projeto, vereador Dalton Borba (PDT), durante debate da votação em primeiro turno.

Borba citou que meninas no bairro Caximba, por exemplo, durante o período menstrual usam “saquinhos” costurados com areia da rua, sujeitando-se a infecções. As pessoas que menstruam em situação de privação de liberdade, completou Borba, também têm dificuldades. “Essa política pública que estamos oferecendo hoje na verdade regulamenta aquilo que uma lei federal já determina", pontuou.

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o direito à higiene menstrual como uma questão de saúde pública e de direitos humanos. O texto do projeto define a pobreza menstrual como a dificuldade ou a falta de acesso, por adolescentes e mulheres que estejam em vulnerabilidade social e/ou econômica, com útero ativo, a produtos de higiene, como absorventes íntimos e coletores menstruais; ao saneamento básico; e à educação adequada sobre o período menstrual.

“A dignidade menstrual é garantir o acesso tanto à água tratada, às condições básicas de higiene nos domicílios, mas também o acesso a absorventes, coletores", pontuou a vereadora Professora Josete (PT).

Estão entre os objetivos da política municipal: promover a dignidade das adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social e econômica; buscar mecanismos de combate à pobreza menstrual; contribuir para a qualidade de vida das mulheres e adolescentes em período menstrual; reduzir o risco de doenças e outros agravos; e promover o acesso à informação e à educação sobre a menstruação e a saúde feminina.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini

 

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/09/13/pobreza-menstrual-camara-de-curitiba-pr-aprova-criacao-de-politica-publica

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...