Seguindo os passos das ancestrais, no dia 2 de setembro, Criola completou 30 anos de história! Com uma trajetória marcada pela tecnologia, sabedoria, amor e legado das mulheres que vieram antes e que se perpetua até hoje, a organização segue o aprendizado daquelas que, desde África, lideram e cuidam de seus povos em prol de um avanço e uma transformação coletiva. (texto do convite para a celebraçãio dos 30 anos de Criola)

Guacira César de Oliveira - CFEMEA

criola30anosA todas as companheiras de Criola, essas mulheres negras incríveis, eu quero agradecer pela oportunidade de celebrar com vocês esses 30 anos. Agradecer e reconhecer a coragem dessa existência e a força que compartilham de resistência!!!

Quero honrar todas as Criolas e, em especial, à Lúcia Xavier e à Jurema Werneck, amigas queridas do coração, pela relevância da disposição política, pela firmeza dos seus passos, pela importância que a existência desta organização e sua resistência têm para o avanço da luta antirracista e feminista no Brasil, sua radicalização e ampliação.

CFEMEA e Criola são contemporâneas (CFEMEA nasce em 1989 e Criola em 1992), juntas travamos muitas lutas pelos direitos das mulheres e contra o racismo. E também dinamizamos processos de sensibilização, formação e mobilização social... Lembro da gente se encontrando por causa da CPI contra a esterilização massiva de mulheres, ainda em 1993,  da campanha Onde Você Guarda o Seu Racismo?, nas muitas parcerias entre a AMB e a AMNB, na construção da Plataforma Política Feminista, na Marcha de Zumbi dos Palmares, na articulação para a Conferência de Durban, na concepção do Orçamento Mulheres, na criação do Observatório de Direitos Humanos Crise e Covid 19...

Criola abriu muitos caminhos e trouxe muita gente para caminhar junto na luta contra o racismo patriarcal cis-heteronormativo. E de verdade, agradeço a regalia!  Neste momento tão desafiante que estamos vivendo no nosso país, contar com Criola viva, vibrante, potente, agregadora, mobilizadora faz muita diferença.

Todas, todos, todes que defendem direitos e lutam contra as injustiças e pelo Bem Viver, celebremos a existência de Criola. Que esses passos delas que vêm de longe sempre nos norteiem, inspirem, desafiem!  Parabéns Criola!!! Vida longa prá vocês.

 

 

 

Para conhecer mais o Criola, e participar de sua caminhada, visite https://criola.org.br/

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...