Hoje, 21 de setembro, às 16h30, no Auditório Esperança Garcia, a filósofa e ativista Sueli Carneiro recebe o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília
Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB
Promovido pelo programa de Direitos Humanos da universidade, o evento acontecerá nesta quarta-feira (21), homenageando a trajetória de uma das maiores figuras do pensamento negro nacional
A escritora, filósofa e ativista Sueli Carneiro receberá nesta quarta-feira (21) o título de doutora honoris causa na Universidade de Brasília (UnB). A homenagem, proposta pelo programa de Direitos Humanos da UnB, reconhece a trajetória da fundadora do Geledés, em 1988, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.
Considerada uma das maiores expoentes do pensamento negro brasileiro, Carneiro é autora de oito livros e diversos artigos sobre o racismo no país. Ela defendeu em 2005 a tese A fundação do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser, no curso de filosofia da Universidade de São Paulo (USP), na qual utiliza os conceitos de dispositivo e biopoder, de Michel Foucault, para analisar as relações raciais no Brasil.
Em sua vasta publicação, defende a necessidade de enegrecer o feminismo e denuncia o apagamento ou epistemicídio – conceito do filósofo português Boaventura de Sousa Santos – de mulheres negras que assumem o poder.
A pensadora também integrou o Conselho Nacional da Condição Feminina, onde criou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde voltado para mulheres negras.
Por sua obra e militância, a filósofa paulista recebeu vários prêmios, dentre eles:
- Prêmio Kalman Silvert (2021);
- Prêmio Especial Vladimir Herzog (2020);
- Prêmio Itaú Cultural 30 Anos (2017)
- Prêmio Benedito Galvão (2014);
- Prêmio Direitos Humanos da República Francesa.
Honoris Causa a Sueli Carneiro
Em 21 de setembro, às 16h30, no Auditório Esperança Garcia, a filósofa e ativista Sueli Carneiro recebe o título de Doutora Honoris Causa pela UnB. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.
A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em março de 2022.
O título de Doutora Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A recomendação da homenagem a Sueli Carneiro foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, após a submissão do memorial de Sueli Carneiro pelos professores Wanderson Flor e Vanessa de Castro.
PERFIL – Aparecida Sueli Carneiro nasceu em São Paulo, em 1950. Filósofa e escritora, é uma das principais pensadoras do feminismo negro brasileiro, ativista do movimento antirracista e defensora dos direitos humanos.
Quando o Supremo Tribunal Federal discutiu a constitucionalidade do sistema de reserva de vagas para o ingresso de estudantes negros e negras e indígenas na UnB, em 2012, Sueli Carneiro se destacou em defesa das cotas, da democracia, da igualdade e da justiça social. A filósofa auxiliou na construção epistemológica do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB e inspira disciplinas e pesquisas realizadas na Universidade.
Sueli Carneiro é fundadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos 20 anos recebeu diversas honrarias, como o Prêmio Bertha Lutz, menção honrosa no Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa, Prêmio Benedito Galvão, Prêmio Itaú Cultural 30 anos e o Prêmio Especial Vladimir Herzog. Tem um selo editorial que leva o seu nome, criado pela filósofa Djamila Ribeiro.