Cortes atingem até 99% dos programas destinados às mulheres no orçamento de 2023. Extremista de direita tem histórico de ataques a essa parcela da população e ainda mente sobre projetos do governo na área. A economista Carla Beni, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), vê nos dados o que ela chama de “descaso com a teia protetiva” da mulher na sociedade. 


"Não é de hoje que Bolsonaro demostra seu desprezo pelas mulheres do país. Já havia feito isso, por exemplo, quando vetou a compra de absorventes para pessoas de baixa renda", denuncia o líder do PT no Senado Paulo Rocha (Imagem: Site do PT)

 

O governo misógino de Jair Bolsonaro promoveu um novo ataque direcionado às mulheres. Mas, agora, o golpe dado pelo presidente não foi verbal, foi orçamentário. Dois terços das ações que beneficiam mulheres tiveram cortes na proposta orçamentária para 2023 enviada pelo governo ao Congresso no final do mês de agosto.

Dados reunidos pela Folha de S. Paulo acerca das iniciativas consideradas parte do Orçamento Mulher mostram o sufocamento de uma série de políticas públicas com impacto nos direitos da população feminina do país. De acordo com o jornal, nos casos mais expressivos, o corte representa 99% do que havia sido reservado inicialmente em 2022.

LEIA MAIS: Saiba o que Lula e Dilma fizeram pelas mulheres brasileiras

O documento elenca 79 ações orçamentárias, que incluem desde medidas focadas no combate à desigualdade de gênero até políticas universais, mas que afetam as mulheres de forma distinta. Nesse segundo grupo, há iniciativas nas áreas de saúde, educação, habitação e assistência social.

Na proposta para o próximo ano, 74 dessas ações continuaram sendo contempladas com previsão de recursos. Desse grupo, 47 (ou 63,5%) sofreram redução de verbas em relação à reserva inicial para 2022.

LEIA MAIS: Eleitas 2022: PT amplia bancada de mulheres em 80% na Câmara Federal

O líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), destacou o fato de que Bolsonaro passou os quatro anos de seu mandato desprezando as mulheres do Brasil como, por exemplo, no caso do veto do projeto petista de distribuição gratuita de absorventes para mulheres carentes.

“Não é de hoje que Bolsonaro demostra seu desprezo pelas mulheres do país. Já havia feito isso, por exemplo, quando vetou a compra de absorventes para pessoas de baixa renda. Vamos tratar de cada um dos vários cortes no Orçamento e buscar impedir mais um ataque frontal ao público feminino. Iremos denunciar e buscar apoio contra mais um retrocesso deste desgoverno”, destacou Paulo Rocha.

LEIA MAIS: Novo ataque ao ensino: Bolsonaro confisca recursos da educação

A economista Carla Beni, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), vê nos dados o que ela chama de “descaso com a teia protetiva” da mulher na sociedade. Primeiro, ela relembra os cortes no orçamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em anos anteriores — inclusive no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher.

Depois, houve uma baixa execução do orçamento que havia sido disponibilizado. Agora, o levantamento da Folha aponta um corte generalizado em ações que poderiam beneficiar essa parcela da população.

“Você vê uma certa fachada de que há importância com a mulher. Mas, na hora de pôr isso em prática, esse corte nas ações é o retrato do total descaso com a teia protetiva da mulher”, afirmou.

Bolsonaro mente sobre projetos de apoio às mulheres

Especialista em mentir para a sociedade, o atual presidente tem adotado dito que seu governo é autor de mais de 70 projetos de apoio à mulher. A verdade é bem diferente. Seu governo é autor de apenas uma das propostas elencadas.

Este único projeto, inclusive, não faz referência a políticas de defesa e proteção de mulheres e sim a medidas de enfrentamento da emergência pública provocada pela Covid-19. Posteriormente, um texto de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outras parlamentares incluiu nessa lei dispositivos relacionados ao atendimento de vítimas de violência doméstica.

Do PT no Senado

 

fonte: https://pt.org.br/em-novo-ataque-bolsonaro-aniquila-verbas-de-acoes-para-mulheres/

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...