Atualmente, quase um milhão de pessoas pobres estão ameaçadas de despejo

 

Fotos: Reprodução Campanha Despejo Zero

Fotos: Reprodução Campanha Despejo Zero

 

A Campanha Despejo Zero, articulação formada por 175 organizações lança novos dados sobre a atual situação da área habitacional no país. O mapeamento, com registros comparativos de março de 2020 a setembro de 2022, traz o aumento expressivo de grupos familiares ameaçados de despejo. Atualmente, há quase 190 mil famílias nessa condição, o que representa um crescimento de 901% em comparação com o início da pandemia. 

O balanço também revela um aumento de 453% no número de famílias despejadas no mesmo período. Em março de 2020, havia 6.373 atingidas por ações de despejo, em setembro de 2022 o registro é de mais de 35 mil famílias despejadas. Com o corte de 98% no orçamento para a produção de novas moradias, realizado pelo governo federal, e com um déficit habitacional de quase 6 milhões de habitações, a suspensão dos despejos durante a pandemia e crise social tornou-se ainda mais necessária.

O levantamento aponta que, devido à ADPF 828, que restringiu as ações de remoções, despejos e reintegrações de posse durante o cenário pandêmico, mais de 151 mil pessoas foram protegidas de despejos forçados. Os efeitos dessa medida cautelar, no entanto, acabam no próximo dia 31 de outubro, e quase um milhão de pessoas podem ficar sem teto. A bancada do PSOL na Câmara, em parceria com a Campanha Despejo Zero, protocolou um pedido de prorrogação da liminar dado o grave cenário de crise econômica e social que o país enfrenta, atingindo principalmente famílias pobres.

Mapeamento

A Campanha Despejo Zero visa denunciar violações de direitos humanos que vêm sendo sistematicamente invisibilizadas no Brasil: os despejos e remoções forçadas de pessoas do seu local de moradia e sobrevivência. Desde 2020, a Campanha Despejo Zero vem reunindo informações de forma colaborativa. As organizações, entidades e movimentos sociais que atuam junto a comunidades ameaçadas têm sido as principais fontes de informação. Este mapeamento supre uma importante lacuna de dados oficiais sobre o problema e violações de direitos correlatas.

Acesse o balanço completo e saiba mais. 

fonte: https://terradedireitos.org.br/noticias/noticias/campanha-despejo-zero-divulga-novos-dados-e-um-aumento-de-mais-de-400-em-familias-despejadas/23798


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...