Conheça (e receba) o recente livro de Hildete Pereira de Melo, Lucilene Morandi, Lorena Lima de Moraes, que analisa a participação das mulheres no mundo do trabalho, explicitando que as diferenças existentes, entre homens e mulheres, não derivam estritamente da racionalidade econômica, mas procedem da construção social e cultural das relações de gênero.

cuidados brasil mercado trabalhoEste trabalho analisa a participação das mulheres no mundo do trabalho, explicitando que as diferenças existentes, entre homens e mulheres, não derivam estritamente da racionalidade econômica, mas procedem da construção social e cultural das relações de gênero. A economia feminista parte de um olhar que tem como objetivo denunciar e transformar as situações de desigualdade de gênero. Assim, parte das tarefas relativas ao trabalho não remunerado, incluindo afazeres domésticos e atividades de cuidados, são analisadas no âmbito do conceito da divisão sexual do trabalho (KERGOAT, 2019; HIRATA; GUIMARÃES, 2020), entendendo-se que estes trabalhos têm um papel chave na própria definição do que seja trabalho e suas relações salariais (VANDELAC; BÉLISLE; GAUTHIER; PINARD, 1988). Segundo o FMI, a taxa média de crescimento do PIB, para 2022, para América Latina e Caribe deve ser de 3,0%, enquanto que a média mundial deve chegar a 4,9% (IMF, 2021).

A ideia é contribuir para o avanço da compreensão dos cuidados, sua importância e centralidade na vida humana, visibilizar sua importância social e discutir por que, social e culturalmente, cabe especificamente às mulheres a responsabilidade por estas tarefas. Pretende-se destacar que, como todas as pessoas necessitam e são receptoras de cuidados em algum momento da vida, a tarefa de cuidar deveria ser mais igualitariamente distribuída. Além disso, as políticas públicas deveriam priorizar a oferta de serviços que auxiliem as famílias nessas tarefas, essenciais ao bem-estar de toda a sociedade.

 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO DO LIVRO

Hildete Pereira de Melo
Professora associada, Faculdade de Economia, Programa de Pós-Graduação em Política
Social, Universidade Federal Fluminense UFF, coordenadora adjunta do Núcleo de
Pesquisa em Gênero e Economia (NPGE). Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Lucilene Morandi
Professora associada, Faculdade de Economia, Programa de Pós-Graduação em
Economia, Universidade Federal Fluminense UFF, coordenadora do Núcleo de Pesquisa
em Gênero e Economia (NPGE). Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Lorena Lima de Moraes
Professora adjunta, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural
de Pernambuco, coordenadora do DADÁ: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em
Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Assistentes de Pesquisa: Bárbara Cristina Vieira da Silva; Camila Pereira Brígido
Rodrigues (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF); Deborah
Cristina Rodrigues Victor (Graduanda de Economia - UFF)


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...