“Temos que garantir que a mulher ganhe o mesmo salário que o homem. Temos que garantir que a mulher esteja onde quiser, como quiser e da forma que ela bem entender”, declarou Lula

Publicado em 01/01/2023 - 23:49 Por Pedro Rafael Vilela e Wellton Máximo – Repórteres da Agência Brasil - Brasília

ouvir:

No terceiro discurso do dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a distribuição igual de direitos entre os gêneros. Em pronunciamento de sete minutos realizado com três horas de atraso, ele disse que trabalhará para reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres.

“Temos que garantir que a mulher ganhe o mesmo salário que o homem. Temos que garantir que a mulher esteja onde quiser, como quiser e da forma que ela bem entender”, declarou Lula, após agradecer à primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja), aos artistas e aos trabalhadores do evento pela organização do festival, que reuniu cerca de 60 artistas para celebrar a posse de Lula.

O presidente também agradeceu aos eleitores, especialmente por resistirem à intolerância durante as últimas eleições. “O Brasil deve a vocês, que muitas vezes foram xingados, ofendidos, amaldiçoados só porque usavam uma camisa vermelha. Essas pessoas que nos xingavam se esquecem de que têm o sangue vermelho como nosso”, disse.

Lula disse que, em seu governo, buscará garantir o acesso a “coisas elementares”. “Vou trabalhar para garantir direito à escola boa de qualidade, garantir o acesso à ciência e tecnologia e o acesso a trabalho e salário dignos. Darei a própria vida para que o povo tenha o que merece. Pretendo retribuir cada sacrifício de vocês com meu sacrifício”, afirmou. “Não haverá nada neste mundo, a não ser Deus, que proíba que eu faça minha missão, que é cuidar do povo brasileiro.”

Evento

Inicialmente previsto para as 20h, o discurso de Lula começou por volta das 23h10. A cerimônia de posse dos ministros e de revogação de decretos, no Palácio do Planalto, estendeu-se além do previsto, levando a um atraso em cascata nos demais eventos.

A recepção com líderes estrangeiros no Itamaraty estava prevista para começar às 18h. Lula só chegou ao Ministério das Relações Exteriores por volta das 21h. Após passar cerca de duas horas na cerimônia, o novo presidente e a primeira-dama enfim foram para o Festival do Futuro.

Aplausos

Acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e da primeira-dama, Lula chegou ao Festival do Futuro às 23h. Antes de o presidente falar, ouviu um discurso de dez minutos do poeta popular Antônio Marinho, de São José do Egito (PE), que relatou as dificuldades e as superações do povo nordestino.

Por diversas vezes, o público interrompeu as falas para aplaudir o presidente e cantar o coro “olê, olê, olá, Lula”, que caracteriza as campanhas eleitorais do presidente desde o fim dos anos 1980. O maior momento de aplauso ocorreu ao fim do evento, quando Lula beijou a primeira-dama e fez uma brincadeira, dizendo para Alckmin também beijar sua esposa, Lu.

Janja falou um pouco antes de deixar o palco. “Aproveitem a festa. A alegria tomou posse e não vai sair daqui mais”, declarou. No fim, ainda brincou: “Esse meu boy [o presidente Lula] é demais”.

Após Lula, Janja e Alckmin saírem, houve uma pane elétrica que interrompeu o fornecimento de energia para o palco, por volta das 23h20. Às 23h50, os shows recomeçaram.

Edição: Fábio Massalli

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/temos-que-garantir-que-mulher-ganhe-o-mesmo-que-homem-diz-lula

 

Lula recebe a faixa de representantes do povo e chora ao falar de desigualdade e racismo

 
 

Por
Flávio Ilha
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Foi ao som de Trenzinho Caipira, clássico do compositor Villa-Lobos, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto para assumir o cargo mais importante do país. Diferentemente das outras duas vezes, entretanto, a cena simbólica da entrega da faixa presidencial não foi feita pelo seu antecessor: estavam lá o cacique Raoni, um menino negro chamado Francisco, a catadora Aline Sousa, o metalúrgico Weslley Rodrigues, o professor Murilo de Quadros Jesus, a cozinheira Jucimara dos Santos, o artesão Flávio Pereira e o jovem Ivan Baron, que teve paralisia cerebral aos 3 anos.

Saiba quem são as oito pessoas que entregaram a faixa presidencial a Lula

Lula, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin e de sua esposa, Lu, subiu a rampa às 16h53 de uma tarde quente e ensolarada de Brasília – a previsão indicava chuva forte para o horário da posse, o que não ocorreu. Na ala dos convidados, muitos choravam e entoavam palavras de ordem que embalaram a campanha. A cadelinha Resistência, adotada por Janja e Lula durante a vigília da prisão em Curitiba, subiu a rampa no colo da primeira-dama. Ela subiu a rampa aos prantos.

No seu discurso, Lula chorou três vezes. As duas primeiras quando citou o aumento da desigualdade no país. “Não pode mais haver espaço para a desigualdade neste país. O Brasil é grande. Mas a real grandeza de um país é a felicidade de seu povo. E ninguém é feliz de fato com tanta desigualdade. Há muito tempo não víamos tamanho abandono nas ruas. Mães garimpando lixo em busca de alimento para seus filhos, famílias inteiras dormindo ao relento, crianças pedindo esmolas quando deveriam estar na escola vivendo plenamente a infância. Trabalhadores e trabalhadoras desempregadas, exibindo nos semáforos um papelão com a frase: por favor, me ajude”, disse Lula.

Depois, quando mencionou a desigualdade racial. “Somos um povo de muitas cores. E todas elas têm os mesmos direitos e oportunidades. Ninguém será cidadão ou cidadã de segunda classe, ninguém terá mais ou menos amparo do estado, ninguém será obrigado a enfrentar mais ou menos obstáculos apenas pela cor da sua pele. Por isso estamos recriando o Ministério da Igualdade Racial, para enterrar de vez a trágica herança de nosso passado escravista”, discursou.

Uma multidão de 40 mil pessoas enfrentou horas e horas de sol para assistir a cerimônia de entrega da faixa e o discurso no Parlatório. As filas para ingresso na área, que foram limitados pela organização, começaram ainda na noite de Réveillon; às 6h, milhares de pessoas já se espremiam no portão de acesso à espera da abertura. O ingresso foi permitido até por volta de 14h. Quem não entrou teve de se contentar em assistir pelos telões, espalhados nos palcos da Esplanada dos Ministérios.

Foi o caso da cabelereira Marisol Gonçalves de Aragão, que veio de Joinville (SC) numa viagem de 30 horas. O grupo passou a virada de ano na estrada, na cidade goiana de Cristalina. “Tenho fé que vou entrar”, disse ele, que estava há três horas na fila e ainda muito longe da área de revista. Ela e seus amigos não conseguiram. Mesmo assim, não desanimaram. “Vamos ver os shows e celebrar. Viemos aqui para mostrar que há petistas em Joinville”, completou Marisol – a cidade catarinense é uma das mais bolsonaristas do estado.

No discurso, Lula também mencionou o acampamento de Curitiba durante sua prisão e disse que o “bom dia” diário dos militantes o ajudou a sobreviver ao período mais difícil de sua vida. “Por isso, só posso iniciar este discurso dizendo boa tarde, povo brasileiro”, bradou Lula. A massa que se comprimia a cerca de 50 metros de distância foi ao delírio. O presidente também agradeceu aos eleitores “que tomaram as ruas, com chuva, sol ou vento, em busca muitas vezes de um único e precioso voto”. E que enfrentou “uma minoria violenta e anti-democrática”.

Além disso, repetiu a fala da transmissão oficial de posse ao dizer que recebeu um país muito pior do que na sua primeira gestão, a partir de 2003. Segundo ele, a equipe de transição detectou um “desastre orçamentário” deixado de herança pela administração anterior. Lula também reafirmou a necessidade de pacificar o país e reatar os laços familiares, destruídos “por tanto ódio e tanta mentira”. O presidente também elogiou os profissionais do SUS. “Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial aos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) pela grandiosidade do trabalho durante a pandemia, enfrentado bravamente um vírus, um vírus letal e um governo irresponsável e desumano”.

 

fonte: https://sul21.com.br/noticias/politica/2023/01/lula-recebe-a-faixa-de-representantes-do-povo-e-chora-ao-falar-de-desigualdade-e-racismo/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...