Com experiência em direito público e relações raciais, Rita assumiu Secretaria Executiva da pasta. Defensora atua no Paraná e terá participação importante na construção de políticas para minorias.

 

Por Caio Budel, g1 PR — Curitiba

 


Rita de Oliveira desempenhará função estratégica para o ministério — Foto: Redes sociais

 

A secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, de Silvio Almeida, é a defensora pública da União, Rita Cristina de Oliveira. Ela é do Paraná.

O cargo, que fica abaixo apenas do ministro, é o segundo mais importante da pasta. O ministério é responsável por políticas para minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade.

No anúncio do nome de Rita, o ministro ressaltou que a defensora pública tem importante destaque nos direitos humanos "por sua ampla e sofisticada visão acerca do papel das políticas públicas na promoção da cidadania".

Entre os trabalhos de Rita, esteve a participação recente da defensora no grupo de juristas que fez estudos para tornar a injúria racial uma modalidade do crime racismo, que é inafiançável. O projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2022.

 
"Darei o meu melhor nesse desafio, na certeza de que me apresento a ele com meus ancestrais e parceiros/as de muitas batalhas", afirmou Rita nas redes sociais.

A nomeação de Rita no Diário Oficial da União ocorreu no domingo (1º), em edição extra. Além de defensora pública federal, Rita coordena o Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União.

"Sinto uma enorme satisfação de ter nesta posição uma mulher negra que reúne, com sobras, todas as condições técnicas e políticas necessárias para conduzir os projetos do ministério", disse o ministro Silvio Almeida ao anunciar o nome de Rita.

Leia também:

Currículo

Rita Cristina de Oliveira é natural do Rio de Janeiro. Ela se mudou para Curitiba em 2016.

Especialista em Direito Público, é mestranda em Direitos Humanos e Democracia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). No estado, é defensora regional de Direitos Humanos. Além disso, tem vasta experiência em Relações Raciais.

Em 2021, Rita integrou a Comissão de Juristas Negros e Negras instituída pela Câmara dos Deputados, quando apresentou um relatório contendo diversos projetos de reforma legislativa visando o combate ao Racismo Institucional.

 
Gestão de Silvio Almeida

O advogado Silvio Almeida assumiu o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania nesta terça-feira (3).

O termo de posse no cargo havia sido assinado no último domingo (1º), em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Nesta terça, o ministro participou de solenidade na sede da pasta, em Brasília (DF).

 

fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/01/03/quem-e-rita-de-oliveira-defensora-publica-nomeada-por-silvio-almeida-como-numero-2-do-ministerio-dos-direitos-humanos.ghtml

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...