Luciana Santos também quer desenvolver sistema integrado tecnológico da Amazônia, com foco na biotecnologia

Publicado terça-feira, 03 de janeiro de 2023 às 16:05 h | Atualizado em 03/01/2023, 16:07 | A Tarde (Salvador)
 
 
Luciana Santos ressaltou que a volta do programa de bolsa de estudo para pesquisa está entre as prioridades do governo
Luciana Santos ressaltou que a volta do programa de bolsa de estudo para pesquisa está entre as prioridades do governo - 
 
 

Luciana Santos assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ressaltou que a volta do programa de bolsa de estudo para pesquisa está entre as prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“As bolsas de pesquisas não podem ser tratadas como esmolas, mas como um investimento no futuro do país”, declarou, destacando que trabalhará para recompor o orçamento da ciência brasileira junto ao Congresso Nacional, incluindo a atualização da bolsa de pesquisa CNPQ e da CAPES, que, de acordo com ela, é essencial para a formação do capital humano.

“Abraço o compromisso de trabalhar incansavelmente para que Ciência, Tecnologia e Inovação sejam pilar do desenvolvimento nacional”, complementou a ministra, que falou sobre a preocupação e a necessidade de viabilizar o acesso dos jovens às universidades e aos institutos de pesquisa.

Primeira mulher a ocupar o cargo, Luciana Santos apontou as dificuldades e a falta de oportunidade para as minorias, e garantiu que, em sua gestão, apresentará soluções de equidade.

“Estamos cuidando para que meninas e mulheres tenham espaços assegurados na carreira científica e tecnológica”. Ela ainda citou a pandemia de covid-19, ressaltando que sem a ciência não teríamos vacina, e parabenizou a Fiocruz e Instituto Butantã, que são consideradas referências globais em pesquisa no país.

Para a ministra, também será prioridade o desenvolvimento de um sistema integrado tecnológico da Amazônia, com foco na biotecnologia e na preservação da região. Outro projeto é executar o reator nuclear brasileiro e fortalecer o programa espacial nacional, tendo em vista que o grande desafio é ter autonomia no espaço aéreo brasileiro.

A solenidade, realizada na sede do Ministério, contou com a presença de parlamentares, ministros do governo federal, ex-titulares da pasta, reitores de universidades e comunidade científica.

Currículo

Engenheira eletricista, a nova ministra já cumpriu dois mandatos como deputada federal (2011-2019). Integrou comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura.

Anteriormente, foi deputada estadual, prefeita de Olinda por dois mandatos e, mais recentemente, vice-governadora de Pernambuco. Também já foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia, em 2009, durante o governo de Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco.

Presidente nacional do PCdoB, sua trajetória na política foi iniciada com a participação no movimento estudantil, como estudante da Universidade Federal de Pernambuco.

 

fonte: https://atarde.com.br/educacao/bolsas-de-pesquisas-sao-investimento-no-futuro-do-pais-diz-ministra-1215812

 


Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...