Quase lá: Apagamento das mulheres na história foi tema da Redação do vestibular da UFRGS

Tema da redação partiu de artigo publicado por juíza em 2019 e foi celebrado nas redes

 

Por
Sul 21
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
 
vestibular ufrgs
Primeiro dia de Vestibular teve Redação e outras provas | Foto: Ana Terra Firmino/UFRGS
 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul21 (UFRGS) realizou neste sábado (14) o primeiro dia do Vestibular 2023. com provas de de Redação, História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática [confira o gabarito]. O tema da Redação, “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”, foi muito celebrado nas redes sociais por estudantes que prestaram a prova e internautas.

A proposta do tema parte de um artigo escrito pela juíza do Trabalho Daniela Valle R. Muller para a revista Carta Capital, em 2019.

“A verdade é que passamos a enxergar o que já acontece faz tempo, afinal, o apagamento da mulher na história e/ou a diminuição do seu papel eram tidos como ‘naturais’ e só passaram a ser percebidos como problema há pouco tempo.” Muller cita exemplos de apagamentos de mulheres na História e defende que “resgatar a memória de luta das mulheres é uma necessidade para enfrentar, hoje, o retrocesso representado pela opressão machista e patriarcal; portanto, conhecer, registrar e divulgar os feitos das mulheres, suas lutas, suas ideias, suas estratégias de solidariedade e enfrentamento é dar nova vida a essas guerreiras, evitando que fiquem nos registros históricos como derrotadas e insignificantes”, diz o artigo, que foi apresentado no caderno da prova.

De acordo com a UFRGS, a prova de Redação pedia que o vestibulando simulasse fazer parte de um grupo universitário de caráter heterogêneo que estuda e debate assuntos da contemporaneidade. “Na situação hipotética, o texto de Daniela Valle R. Muller é lido para o grupo e gera caloroso debate em que alguns colegas concordaram completamente com a autora e outros discordaram veementemente. O professor coordenador da atividade pede que sejam criados textos dissertativos que apresentem claramente um posicionamento acerca das opiniões lançadas pela juíza”.

Confira algumas reações ao tema:

vestibular ufrgs2
vestibular ufrgs3

O Vestibular da UFRGS segue neste domingo com as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Os portões dos locais de prova abrem às 13h30 e serão fechados pontualmente às 14h.

O concurso tem 21.969 candidatos, dos quais 12.771 são para a modalidade Acesso Universal e 9.198 candidatos que optaram por uma das oito modalidades de Ações Afirmativas (cotas). Ao todo, 4.008 vagas são oferecidas.

 

fonte: https://sul21.com.br/noticias/educacao/2023/01/apagamento-das-mulheres-na-historia-foi-tema-da-redacao-do-vestibular-da-ufrgs/

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...