Uma dissertação defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS analisou as percepções sobre saúde mental de mulheres rurais participantes dos grupos comunitários a partir do ponto de vista das Assistentes Técnicas Regionais Sociais da Emater/RS-Ascar.

 
19/01/2023 10:33 - UFRGS
 
 

Uma dissertação defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS analisou as percepções sobre saúde mental de mulheres rurais participantes dos grupos comunitários a partir do ponto de vista das Assistentes Técnicas Regionais Sociais da Emater/RS-Ascar. Realizado pela pesquisadora Joice Schneider Marmentini, com orientação da professora Tatiana Engel Gerhardt, o estudo também focou em conhecer as ações desenvolvidas pela instituição referentes à temática. Por meio de entrevistas com profissionais de oito regiões do Estado, Joice analisou como eles entendem a questão da saúde mental dentro do trabalho que realizam e como isso afeta as mulheres atendidas pela Emater. Um dos resultados encontrados é que atividades em grupo desenvolvidas pela Emater promovem a saúde mental das mulheres rurais e podem ser caracterizadas como espaços terapêuticos.

Muito além de apenas diagnósticos clínicos, a saúde mental está associada à forma como as pessoas reagem aos desafios e às mudanças da vida e também ao modo como conciliam as suas ideias e emoções. De acordo com a pesquisa, as pessoas que residem no meio rural possuem mais riscos de desenvolverem problemas relacionados à saúde mental – e tanto no campo quanto na cidade especificamente as mulheres apresentam mais riscos.

A temática da saúde mental está presente na vida das mulheres rurais e permeia os seus espaços sociais, tanto entre si quanto pelas práticas dos profissionais que trabalham com essa população, estimulando melhorias nas condições de vida e o desenvolvimento rural. “A saúde mental acontece a todo momento, em todo espaço, basta as pessoas quererem que isso aconteça. Então, não é uma saúde mental relacionada a um diagnóstico, é a promoção da saúde mental nos espaços sociais, na interação social, que realmente faz com que isso aconteça”, explica Joice.

Confira a matéria completa no JU Ciência.

 

fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/dissertacao-investiga-a-promocao-da-saude-mental-das-mulheres-rurais-a-partir-da-perspectiva-dos-profissionais-da-emater-rs


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...