“É através da pacificação que vamos garantir a governabilidade e construir, juntas e juntos, um Brasil mais justo”, afirmou. Maria do Rosário é a única mulher com assento na Mesa Diretora

Gustavo Bezerra

A deputada Maria do Rosário representa o PT e a Federação Brasil da Esperança na Mesa Diretora. Foto: Gustavo Bezerra

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita nesta quarta-feira (1º), com 371 votos, para comandar a 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados no biênio 2023/2024.

Representando o Partido dos Trabalhadores e a Federação Brasil da Esperança na Mesa Diretora, ela afirmou que a missão da bancada petista nessa 57ª Legislatura é viabilizar o projeto de País baseado na democracia e nos direitos de todo o povo, na união e reconstrução propostos pelo presidente Lula.

“É através da pacificação que vamos garantir a governabilidade e construir, juntas e juntos, um Brasil mais justo”, afirmou.

Maria do Rosário é a única mulher com assento na Mesa. Ela avalia que isso aumenta a sua responsabilidade com a continuidade da pauta da Bancada Feminina na Câmara.

“Nós deputadas, com as nossas lutas, já conquistamos muitos espaços aqui no Parlamento, como a Procuradoria e a Secretaria da Mulher e até mesmo uma comissão permanente de Defesa dos Direitos da Mulher. Aprovamos também várias leis consideradas prioritárias para a Bancada Feminina, com apoio dos homens, e seguiremos unidas, mesmo com a diversidade política, para avançarmos”, enfatizou.

Maior bancada feminina
A deputada destacou que agora a bancada conta com 91 mulheres, 18% do total de parlamentares eleitos – a maior Bancada Feminina da história da política brasileira. “Estamos unidas, representamos as mulheres brasileiras. Fazemos política em busca da igualdade em todos os campos e trabalhamos com respeito, honrando a democracia”, completou.

Maria do Rosário foi eleita na chapa que garantiu ao deputado Arthur Lira (PP-AL) a recondução à presidência da Câmara. A 1ª Vice-Presidência ficou com o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP); e a 2ª Vice-Presidência com o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Para a 1ª Secretaria foi eleito o deputado Luciano Bivar (União-PE); a 3ª Secretaria será comandada pelo deputado Júlio Cesar (PSD-PI); e a 4ª Secretaria pelo deputado Lucio Mosquini (MDB-RO).

Ficaram na suplência os deputados André Ferreira (PL-PE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Beto Pereira (PSDB-MS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS).

Mesa Diretora

A Mesa Diretora, composta pelo presidente e dois vice-presidentes e por quatro secretarias, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

Já a 2ª Secretaria trata das relações internacionais da Casa, principalmente da emissão de passaportes, e também cuida dos programas de estágio oferecidos pela instituição.

Quem é Maria do Rosário

Maria do Rosário é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestre em Educação e Violência Infantil e doutora em Ciência Política pela mesma universidade.

Começou a militância no movimento estudantil secundarista, em Porto Alegre (RS), e foi como professora da rede pública municipal e estadual que obteve notoriedade no movimento sindical.

Em 2002, elegeu-se deputada federal. Na Câmara, foi relatora da CPI Mista que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes e presidiu a Comissão de Educação e a Comissão Especial da Lei Nacional de Adoção. Reelegeu-se em 2006, e 2010 para deputada federal.

Em 2011, licenciou-se de seu mandato para assumir a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sendo a primeira mulher a ocupar a pasta. Como ministra de Direitos Humanos teve atuação de destaque na afirmação de direitos para todas as pessoas, trabalhando sempre com os temas Memória e Verdade, Pessoas com Deficiência, Idosos, Diversidade Religiosa, LGBT, Crianças e Adolescentes, Igualdade Racial, Gênero, entre tantos outros. Nesse período integrou e presidiu diversos conselhos nacionais.

Em 2018, foi reeleita deputada para representar o povo gaúcho em seu quinto mandato. É titular da Comissão de Constituição e Justiça, onde coordena a bancada do PT. Suplente na Comissão de Educação e na Comissão de Legislação Participativa, também coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente além de representar o Brasil no parlamento do Mercosul.

Em 2022, novamente foi conduzida por 151.050 gaúchos para mais um mandato na Câmara Federal.

Foto: Gustavo Bezerra

Vânia Rodrigues

fonte: https://pt.org.br/maria-do-rosario-eleita-2a-secretaria-da-camara-dos-deputados/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...