Nos dias 8 a 12 de fevereiro a categoria das trabalhadoras domésticas esteve reunida em Brasília.

 

Leila Rebouças

 

A agenda de atividades contou agenda intensa de atividades. No dia 8, foi realizada reunião com a representante da Onu Mulheres no Brasil, Anastasía Divinskaya, quando a comissão formada por dirigentes da FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e CNTD – Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos do Brasil, entregou pauta, construída no grupo de transição de Desigualdade, Gênero e Mulheres, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em resposta, Anastasía Divinskaya garantiu que a ONU Mulheres continuará apoiando a categoria.

assembleia fenatrad12fev2023a

No dia 9, a comissão se reuniu com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro teve como objetivo apresentar as pautas da FENATRAD e CNTD, por um trabalho digno e decente para a categoria das trabalhadoras domésticas, além de reafirmar a parceria com a entidade nos temas sobre a efetivação das Convenções Coletivas, que garantem os direitos da categoria, como a Convenção 189, combate à violência contra as mulheres, o trabalho doméstico escravo e saúde e segurança do trabalho.

Ainda no dia 9, foi realizada a abertura do Encontro Nacional da FENTRAD e CNTD , sob o tema: Retomando o diálogo democrático, sem medo de ser feliz. A mesa de abertura do Encontro Nacional contou com a participação da Presidenta do CNTD e Coordenadora geral da FENATRAD Luiza Batista Pereira; Luciana Servo, Presidenta do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada; Valeir Ertle, Representante da CUT Nacional , e Julimar Roberto, presidente da CONTRACS .

No dia 10, em jornada de muito trabalho, foi realizado o planejamento das atividades do ano de 2023.

Durante o final de semana, foram realizadas as assembleias gerais ordinárias anuais do CNTD e FENATRAD, onde estiveram representadas 17 entidades de trabalhadoras domésticas filiadas à FENATRAD, de 13 estados do pais: AC, AP, BA, ES, MA, PB, PE,SP, RJ.RS, SE, PI, SC.

Entre uma reunião e outra, a presidenta da Fenatrad mostrou às demais companheiras a nova sede da entidade, na área central de Brasília.

luiza fenatrad11fev23 nova sede


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...