Quase lá: Para o Carnaval, Themis lança campanha contra assédio e sobre a prevenção de ISTs

PORTO ALEGRE: A iniciativa 'Respeita as gurias na folia!' já esteve na Descida da Borges e na saída do Bloco da Laje e deve marcar presença nos ensaios das escolas

Sul 21

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 carnaval foto janaina kalsing themis

Foto: Janaína Kalsing/Themis
 

Neste carnaval, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, ONG formada por advogadas e cientistas sociais feministas, lançou a campanha “Respeita as gurias na folia! – Juntes por um carnaval sem assédio”. A divulgação teve início em janeiro, na Lomba do Pinheiro, e já esteve na tradicional Descida da Borges, na saída do Bloco da Laje e deve agora marcar presença nos próximos ensaios de três escolas de samba do carnaval da Capital:

  • 15/02 – Imperatriz Dona Leopoldina
  • 17/02 – União da Tinga
  • 21/02 – Fidalgos e Aristocratas

Com a leques informativos, a iniciativa aborda o combate ao assédio sexual e a prevenção a infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) durante o carnaval. Assim, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os jovens homens para que não comentam assédio, dialogar sobre a importância do uso de preservativo como forma de prevenir ISTs e difundir o contato da rede de atendimento à violência contra a mulher em casos de assédio.

themis respeita guria
No dia 29 de janeiro, as Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s) levaram a campanha “Respeita as gurias na folia!” para a saída do Bloco da Laje. Foto: Janaína Kalsing/Themis

 

A campanha se baseia em pesquisas que mostram que Porto Alegre é uma das capitais brasileiras com maior incidência de HIV/Aids entre jovens. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) também mostram que adolescentes e jovens adultos são o grupo que mais contribui para aumentar as estatísticas de ISTs, apesar de representarem apenas um quarto da população sexualmente ativa.

“Carnaval é uma festa que faz parte da vida das jovens mulheres. Muitas vezes, porém, elas são desrespeitadas e expostas a situações de violência, especialmente quando os homens tentam beijar à força, encoxar e importunar. Além disso, mesmo quando as relações são consensuadas, muitos jovens ainda não desenvolveram consciência sobre a necessidade de utilizar preservativo para se proteger contra ISTs”, pontua a diretora executiva da Themis, Márcia Soares.

Neste ano, a Themis comemora 30 anos de atuação. Desde 2003, com apoio do Fundo de População das Nações Unidas e do Fundo Canadá, a organização formou seis turmas de Jovens Multiplicadoras de Cidadania em cursos que qualificam mulheres das periferias para exercerem a defesa de seus direitos.

respeita guria insta2023 themis

 

fonte: https://sul21.com.br/noticias/cultura/2023/02/para-o-carnaval-themis-lanca-campanha-contra-assedio-e-sobre-a-prevencao-de-ists/

 

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...