A Deputada Ana Pimentel (PT-MG) apresentou projeto de lei (PL 567/2023que estabelece o direito de pacientes mulheres cisgênero, mulheres transgênero e pessoas quem menstruam de terem acompanhante durante procedimentos médicos que contem com sedação total ou parcial.

 ana pimentel deputada pt mg13A deputada Ana Pimentel (PT-MG) argumenta que "as mulheres são historicamente vítimas de diversos tipos de violência, dentre elas as violências física, sexual, moral e psicológica. Essa condição de constante insegurança viola o direito constitucional das mulheres de acesso à saúde" previsto no Artigo 6º: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

Ela enfatiza que "no interior do sistema de saúde, seja ele público ou privado, há situações específicas, que apontam para a vulnerabilidade das pacientes, como a violência obstétrica. De modo correlato, mulheres transgêneros e pessoas que menstruam também se encontram entre os grupos sociais que mais sofrem com a violência exercida sobre seus corpos. Quando ditas violências ocorrem em atendimentos e procedimentos de saúde, impedem a efetiva realização do direito das mulheres cisgênero, das mulheres transgênero e das pessoas que menstruam a um amplo acesso à saúde. Neste sentido, é tarefa do Estado garantir a integralidade deste direito cabendo-lhe, então, o dever de criar mecanismos legais para coibir tais práticas de violência".

O projeto está aguardando despecho do presidente da Câmara, quando saberemos por quais Comissões Permanentes ele passará e se será apensado a outros.

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...