Senadora Eliziane Gama questionou presidente da missão evangélica que gere saúde dos indígenas sobre denúncias em reportagem do jornal Metrópoles

 

 Metrópoles

senadora eliziane gama em sessão - metrópoles
Reprodução/TV Senado

 

 

Após as denúncias retratadas na reportagem do Metrópoles, de que garimpeiros trocaram ouro por vacinas de Covid destinadas a indígenas Yanomamis, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu que a Hutukara Associação Yanomami (HAY) seja convidada a prestar esclarecimentos na Comissão Temporária Externa que apura a crise indígena que assola a etnia, no Senado Federal.

A associação indígena foi a responsável pelo ofício enviado ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), denunciando o caso. Conforme os relatos, garimpeiros teriam subornado servidores do DSEI-Y com ouro, para receber algumas das doses do imunizante no lugar dos indígenas.

Durante audiência pública nesta quarta-feira (15/3), a senadora do Maranhão citou a reportagem e a gravidade das denúncias, e sugeriu que a comissão convide a HAY para prestar esclarecimentos sobre as suspeitas de extravio de vacina.

Cobertura vacinal de Yanomamis caiu de 80% para 53% nos últimos 4 anos

A parlamentar questionou ainda o presidente da Missão Evangélica Caiuá, Geraldo Silveira Filho, se ele tomou conhecimento dos relatos, em meio à crise de Covid-19.

A missão religiosa tem um acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e é responsável pela gestão de nove convênios nos estados de Acre, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Roraima – ente eles, o território Yanomami.

“Nossos colaboradores ouvem muita coisa. Provavelmente houve algum relato, devem ter relatado para o coordenador da área, e ele pediu que a informação seja comunicada ao DSEI-Y, porque é uma área muito delicada. A gente não se envolve na área de como a vacina chega. Como ela vai chegar, se vai chegar…não nos envolvemos nessas questões”, respondeu Silveira Filho.

A Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami promove uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (15/3). O objetivo do encontro é debater a visão dos povos indígenas sobre a crise nas terras Yanomamis, com foco nas causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazo para o problema.

 

Denúncias

Segundo a reportagem, durante a crise sanitária de Covid-19, garimpeiros subornaram servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) com ouro, para receber no lugar dos indígenas algumas das preciosas doses da vacina contra o coronavírus.

A denúncia consta em ofício enviado ao coordenador do DSEI-Y, ao secretário Especial de Saúde Indígena e ao Ministério Público Federal (MPF), em abril de 2021, pela Hutukara Associação Yanomami, entidade que representa o povo.

Em março daquele ano, o Brasil vivia a segunda onda da doença e conseguiu a marca de maior média diária de mortes por Covid do mundo, além de alto nível de óbitos por milhão de habitantes.

 

Mais sobre o assunto

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...