Mesmo após participação em evento, petista não foi reconhecida por servidora da Casa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 
 
Thainara Faria em seu gabinete: deputada voltou a ser vítima de racismo dentro da Alesp - Reprodução/Instagram

 

Mais jovem deputada da atual composição da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a petista Thainara Faria foi às redes sociais na tarde desta sexta-feira (31) para denunciar novo episódio de racismo do qual foi vítima dentro da própria Casa.

Em um vídeo em sua página no Instagram, Faria contou que não foi autorizada a assinar um livro de presença para deputados e deputadas, mesmo após ter participado por mais de três horas de um evento em que estava identificada como parlamentar. "E eu vou perguntar para vocês: isso foi um mal entendido?", indagou no vídeo.

"Faço questão de postar o vídeo chorando, primeiro pra mostrar que o racismo dói, machuca, o racismo MATA. E segundo pra mostrar que a gente não é forte o tempo inteiro", escreveu na legenda da postagem.

 

Faria relatou ainda que solicitou um broche de identificação exclusivo para deputadas e deputados, para evitar passar por constrangimentos do tipo. Ela afirmou ainda que faria um discurso denunciando o caso no plenário da Alesp ainda na tarde desta sexta.

"Eu não queria passar por racismo por conta da trança, por estar circulando nessa casa fora dos padrões. E o que acontece? Ela [a servidora] fala que então era só dos deputados e deputadas", relatou a deputada ao explicar a solicitação do broche. "Isso não é mal entendido, isso é racismo puro, e o pior tipo de racismo que existe, que é o estrutural".

racismo na alesp

Vítima de racismo desde a posse

Este não foi o primeiro episódio do tipo vivenciado por Thainara Faria. Logo no dia da posse como deputada, no último dia 15, ela disse ter sido confundida com assessora por diversas vezes, e denunciou a questão racial envolvida.

"Por mais de dez vezes, fiz questão de contar, eu fui confundida com assessora e foi muito difícil para mim, porque eu consigo materializar o racismo naquele espaço", disse, em entrevista ao Brasil de Fato na ocasião. "Após a posse, alguns policiais e servidores da casa já me reconhecem como deputada, mas, mesmo assim, eu continuo tendo dificuldade de transitar naquele espaço".

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/03/31/deputada-thainara-faria-denuncia-novo-episodio-de-racismo-sofrido-dentro-da-alesp

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...