Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi eleita como coordenadora-geral da bancada feminina; Soraya Santos (PL-RJ), como procuradora da mulher; e Yandra Moura, no Observatório Nacional. Mandato de deputadas na Secretaria é de dois anos

Correio Braziliense
postado em 10/05/2023 22:18

 (crédito: Divulgação/Pablo Valadares)

(crédito: Divulgação/Pablo Valadares)
 
 

A bancada feminina da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (10/5), eleições para a nova coordenação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (que representa a Bancada Feminina), Procuradoria da Mulher e Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP).

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi eleita coordenação-geral da bancada. Junto com ela, foram eleitas as deputadas Iza Arruda (MDB-PE), como 1ª coordenadora-adjunta; Laura Carneiro (PSD-RJ), como 2ª coordenadora-adjunta; e Samia Bonfim (PSOL-SP) 3ª coordenadora-adjunta.

Como procuradora da mulher, foi eleita a deputada Soraya Santos (PL-RJ). Ainda foram eleitas as deputadas Maria Rosas (Republicanos-SP) como 1ª procuradoria-adjunta; Any Ortiz (Cidadania-RS), como 2ª procuradora adjunta; e Delegada Ione (Avante,-MG), como 3ª procuradora adjunta. Maria Rosas, no mandato anterior era chefe da Procuradoria da Mulher.

E, para o Observatório Nacional, foi eleita a deputada Yandra Moura (União-SE) como coordenadora-geral, e as deputadas Daiana Santos (PCdoB-RS), Amanda Gentil (PP-MA) e Tabata Amaral (PSB-SP) como adjuntas. Cada adjunta fica responsável por coordenar um dos três eixos de pesquisa do órgão: Eixo 1 - Violência Política contra a Mulher; Eixo 2 - Atuação Parlamentar e Representatividade Feminina; e Eixo 3 - Atuação Partidária e Processos Eleitorais.

A bancada feminina é formada por 87 deputadas em exercício, mas 91 delas foram eleitas. Conforme o regimento interno da Casa, a eleição para o colegiado ocorre sempre na primeira e na terceira sessão legislativa, para mandatos bienais, com a participação de todas as deputadas.

Na gestão passada, a coordenadora era a atual vice-governadora do DF, Celina Leão. Quando ela assumiu o novo cargo no início do ano, foi substituída pela Luisa Canziani (PSD-PR).

A nova coordenação da Secretaria da Mulher terá mandato de dois anos (2023-2024), com foco de atuação na defesa dos direitos da mulher, no combate à violência contra meninas e mulheres e na maior participação feminina na política.  Após a eleição, deve ocorrer reunião entre todas as eleitas para definir metas e plano de trabalho para a gestão, em data a ser definida, de acordo com comunicado da assessoria da Secretaria.

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/05/5093652-bancada-feminina-elege-nova-coordenacao-da-secretaria-da-mulher


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...