Apenas PSOL e Novo votaram contra a admissibilidade da tentativa de perdão a dívidas partidárias

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 

Sâmia Bonfim (PSOL-SP) entrou com mandado de segurança no Supremos pela inconstitucionalidade do texto - Câmara dos Deputados

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 9 de 2023, que prevê uma anistia aos partidos que não preencheram a cota mínima de recursos destinados à raça e gênero, bem como violaram as prestações de contas anuais e eleitorais.

O placar foi de 45 votos a favor do texto e 10 contrários. Apenas o PSOL e o Novo votaram contra a admissibilidade da PEC. A federação PT-PCdoB-PV orientou voto a favor.

O deputado Helder Salomão (PT-ES) afirmou na sessão que o partido admitia a constitucionalidade da PEC, mas que "se não houver mudança no texto e se emendas no sentido de aperfeiçoar a matéria não forem acatadas, não há nenhum compromisso de votação no mérito da matéria".

Após a aprovação, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal pela suspensão da tramitação do texto, com a alegação de que o texto é inconstitucional. 

"Ao contrário do mero aperfeiçoamento legislativo, o conteúdo da PEC ultraja cabalmente os limites materiais ao poder de emenda à constituição por meio da violação de cláusulas pétreas, na medida em que visa amesquinhar o núcleo essencial de direitos e garantias individuais", argumenta o texto.

Entenda a PEC

A PEC apresentou 184 assinaturas de deputados da oposição e da base do governo, como os líderes do governo, José Guimarães (PT-CE), e da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ). 

A corrida para a aprovação do texto se intensificou após a conclusão do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as contas dos partidos relativas a 2017. A Corte determinou às siglas a devolução de pelo menos R$ 40 milhões aos cofres públicos, somados em ressarcimentos e multas. 

A PEC permite a volta de financiamento empresarial para quitar contas anteriores a 2015. Além disso, proíbe que partidos sejam punidos por irregularidades nas prestações de contas passadas. 

Ficam também isentos de punição os partidos que não cumpriram as cotas de repasses para negros e mulheres em 2022. 
 

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/05/16/ccj-aprova-pec-que-anistia-partidos-com-contas-irregulares-samia-vai-ao-stf-contra-a-proposta


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...