O pedido para o debate foi feito pela senadora Teresa Leitão (PT-PE)

O enfrentamento ao câncer de colo de útero é o assunto de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) agendada para as 14h desta quarta-feira (24). O pedido para o debate foi feito pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). Ela argumenta que no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres, apesar de prevenível, de ter diagnóstico e tratamento simples, além de baixo custo. 

Teresa Leitão ressalta que chega a 17.010 o número estimado de casos novos da doença para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025. O risco estimado é de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mencionados pela senadora. 

Foram convidados a audiência pública especialistas como o diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Soares Pedrosa, e a coordenadora do programa Útero é Vida, da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Jurema Telles de Oliveira Lima. Também confirmaram presença Rose Santos, gestora de Política de Saúde da População Negra do Recife, que representa o Movimento Rede de Mulheres Negras; e Mariana Seabra, coordenadora da Ong Bloco A.

Saiba mais

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado -  https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/05/23/enfrentamento-ao-cancer-de-colo-de-utero-sera-discutido-pela-cas-nesta-quarta


Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...