Maurício Terena afirma que, se o Marco Temporal for aprovado, os impactos não serão sentidos apenas pelos povos indígenas, principalmente quando a emergência climática vivenciada atualmente é levada em consideração nesse debate

 

  Publicado: 05/06/2023

Texto Redação

Arte: Simone Gomes

Manifestação contra o Marco Temporal, que legaliza e legitima as violências vividas pelos povos originários – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Tocador de áudio

 
 

 

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um texto-base do projeto de lei que trata do Marco Temporal na demarcação de terras indígenas. A proposta tem como objetivo realizar mudanças no padrão de reivindicação dessas terras, assim, os povos indígenas teriam acesso apenas sobre as terras que já estivessem ocupadas no dia 5 de outubro de 1988 — data de promulgação da Constituição Federal. 

No momento, a proposta segue para votação pelos senadores e vem recebendo uma série de críticas, já que põe em risco a permanência e manutenção da vida de povos indígenas e das florestas nacionais. Maurício Terena, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Centro de Estudos Ameríndios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, explica que, caso o Supremo Tribunal Federal aprove a medida, efeitos negativos serão sofridos por toda a população. 

Congresso e STF 

 

A discussão da temática teve início a partir do PL 490, que, segundo o especialista, foi debatido de forma abrupta pelo chefe da casa, Arthur Lira. “A gente assistiu, infelizmente, a um show de horrores. Os discursos evidenciam que a matéria ainda é tratada por alguns deputados, em especial da bancada ruralista, de uma maneira colonial”, afirma. 

 

É importante destacar que esse Projeto de Lei tem como objetivo não só regularizar o Marco Temporal, mas também tem como objetivo transferir a demarcação de terras indígenas ao Poder Legislativo; flexibilizar a consulta prévia, livre e informada a esses povos e também flexibilizar a política de não contato com povos indígenas isolados. Terena explica que a discussão da questão na Câmara foi marcada pelos ataques a esses sujeitos e que a perspectiva para o tratamento da temática no Senado é um pouco mais positiva. 

Mauricio Terena - Foto: Twitter
Mauricio Terena - Foto: Twitter

É previsto que o julgamento da PL tenha início na quarta (7/6) no STF e a expectativa é de que a discussão seja favorável ao posicionamento dos povos indígenas. “Nós estamos muito confiantes nos ministros da Suprema Corte, porque a ideia do Marco Temporal é inadmissível. Não existe a previsibilidade de um marco no tempo para demarcar as terras dos povos indígenas”, adiciona Terena. 

Ele também comenta sobre como a medida evidencia um projeto de extermínio em curso. Assim, é necessário que as pessoas passem a se chocar com o Marco Temporal, já que esses territórios passam a ficar desprotegidos. Por isso, o Brasil precisa passar a se comportar como uma República, de fato, com o devido respeito à Constituição e aos direitos humanos. “Os povos indígenas estão em uma luta apenas para existir”, completa.

Territórios 

Para além do respeito aos direitos humanos, a preservação de florestas e a conservação dos ambientes naturais depende da presença desses povos em determinadas regiões. Dessa forma, se o marco for aprovado, os impactos não serão sentidos apenas pelos povos indígenas, principalmente quando a emergência climática vivenciada atualmente é levada em consideração nesse debate. 

Terena comenta, ainda, que é possível que muitas terras demarcadas sejam ameaçadas por não terem sido ocupadas no dia 5 de outubro de 1988, apesar de, historicamente, serem ocupadas por esses indivíduos. Assim, a suposta segurança jurídica não é garantida para os grupos indígenas.

 

 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

fonte: https://jornal.usp.br/radio-usp/os-povos-indigenas-estao-em-uma-luta-apenas-para-existir/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...