Quase lá: Reitora e vice-reitora assumem a gestão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para exercício do mandato 2023-2027

Sessão solene do Consu/Unifesp marca posse de Raiane Assumpção e Lia Bittencourt

Unifesp

 

Por Denis Dana

68
Raiane Assumpção recebendo as insígnias reitorais do decano do Consu, Alvaro Nagib Atallah

Na sexta-feira, 1.º de setembro, uma sessão solene ocorrida no Teatro Marcos Lindenberg marcou a assunção de Raiane Patrícia Severino Assumpção e Lia Rita Azeredo Bittencourt, respectivamente, aos cargos de reitora e vice-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para a gestão do quadriênio 2023-2027. A cerimônia, que contou com presença de autoridades, políticos, líderes religiosos e de movimentos sociais, representantes de entidades ligadas à ciência, além de ex-reitores(as) da universidade e dirigentes de outras instituições de ensino, foi marcada por discursos de respeito à diversidade dentro da universidade, assim como de fortalecimento da unidade e da manutenção da excelência na formação, na pesquisa e na extensão, marcas já reconhecidas da Unifesp.

37
Mesa de abertura da sessão. Da esquerda para a direita: Odair Aguiar Júnior, Raiane Assumpção, Álvaro Nagib Atallah, Vahan Agopyan, Lia Bittencourt e Maria Lucia Formigoni

A mesa da cerimônia foi composta pelo Decano do Conselho Universitário (Consu), Álvaro Nagib Atallah, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, representando o governador paulista, as então empossadas reitora Raiane Assumpção e vice-reitora Lia Bittencourt, além da vice-chefe do Departamento de Psicobiologia da Unifesp e conselheira, Maria Lúcia de Oliveira Formigoni, e do diretor do Campus Baixada Santista da Unifesp e conselheiro, Odair Aguiar Júnior, ambos responsáveis por apresentar as líderes da nova gestão ao público que acompanhava presencialmente e virtualmente o evento.

54.jpg
Maria Lucia Formigoni discursando na solenidade

“Competência, dedicação, empenho, coragem, generosidade e força para batalhar são algumas das qualidades que descrevem a nossa mais nova vice-reitora, características fundamentais para enfrentar bem o desafio de liderar a nossa universidade”, ressaltou Maria Lúcia, ao apresentar Lia Bittencourt como componente da nova gestão. A apresentação também destacou toda a trajetória de docência, de pesquisa e de gestão de Lia até chegar ao mais novo cargo.

59
Odair Aguiar Júnior discursando na solenidade

Na apresentação de Raiane, Odair Aguiar Júnior também exaltou a longa trajetória acadêmica e seu envolvimento com a área de humanidades. “A Unifesp marca com Raiane a sua segunda reitora mulher e a primeira nesta área do conhecimento. Com todo o seu conhecimento da universidade, sua ferrenha defesa da extensão universitária e dos Direitos Humanos, certamente guiará a gestão da instituição para um futuro ainda mais pujante”.

71
Raiane Assumpção assina termo de posse

Após as apresentações dos currículos, a sessão solene seguiu com o rito, com as assinaturas dos termos de posse e o recebimento das insígnias reitorais, sucedidos pela saudação do decano Álvaro Nagib Atallah. “Minha história na Unifesp existe há longos anos e sempre marcada por um ambiente familiar, de união e harmonia e de importante produção de conhecimento para a nossa comunidade, bem como para toda a sociedade. É com o desejo de manutenção desse espírito que celebramos e parabenizamos a nova gestão”, disse Atallah.

Responsabilidade e união

72.jpg
Lia Bittencourt assina termo de posse

No primeiro discurso já como empossadas aos cargos, Lia Bittencourt e Raiane Assumpção reforçaram o senso de responsabilidade exigido no cumprimento do trabalho da nova gestão, bem como o fortalecimento da universidade como unidade.

79.jpg
Lia Bittencourt discursa em sessão solene

“Este momento é marcado com uma mistura de sentimentos. Emoção e gratidão, acompanhados pela apreensão e responsabilidade para não só compreendermos as mudanças que vivemos como também conduzir a Unifesp para enfrentar essas mudanças, com vistas a aprimorar a formação, a produção científica e a extensão na mesma direção. Nosso compromisso, nossa vontade e dedicação será de garantir uma Unifesp forte, unida e democrática”, enalteceu Lia.

86.jpg
Raiane Assumpção discursa em sessão solene

Em sua primeira fala como reitora empossada, Raiane também exaltou a alegria e “o senso de responsabilidade por assumir um legado deixado por tantas pessoas muito comprometidas com a instituição”.

115.jpg
Vahan Agopyan discursa em solenidade de posse

“A Unifesp foi e deve continuar sendo construída através da diversidade e unidade. Reafirmo aqui meu compromisso em dar sequência a esse legado e na missão de conduzir a gestão de forma a fortalecer as qualidades que fazem desta universidade tão reconhecida. O ensino, a ciência, o interesse social e o combate à desigualdade são os princípios que emergem da nossa força para atuarmos nessa gestão”, disse a nova reitora da Unifesp.

20n
Intervenção musical do Coral Unifesp

O evento ainda contou com falas de Agopyan que, ao representar o governador Tarcísio de Freitas e parabenizar a nova gestão, exaltou “a excelência que acompanha a Unifesp desde a sua fundação e que a busca por essa excelência é contínua e incessante, de modo a oferecer um ensino público de qualidade para toda a sociedade brasileira”, e do ministro da Educação, Camilo Santana, que desejou por vídeo “sucesso e sabedoria para a nova gestão, reafirmando o compromisso e parceria do governo para a defesa da universidade pública e de qualidade para a população”.

130
Apresentação de bateria acadêmica da Unifesp

A cerimônia também foi marcada por intervenções musicais, com canções apresentadas pelo Coral Unifesp e pelas baterias acadêmicas da universidade, que finalizaram a sessão solene. O evento foi transmitido pelo canal da Unifesp no Youtube e a gravação está disponível abaixo.

 

 

 

Fotos: Alex Reipert

fonte: https://www.unifesp.br/boletins-anteriores/item/6610-sessao-solene-do-consu-unifesp-marca-posse-de-raiane-assumpcao-e-lia-bittencourt

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Recomendamos a leitura

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...