10 Novembro 2023 - Instituto Humanitas Unisinos

 

"A participação eleitoral dos jovens polacos também atingiu níveis recordes, mostrando que, embora possa parecer que os jovens estão insatisfeitos com a democracia, muitos deles continuam a votar", escreve Patrice McMahon, professora de Ciência Política na Universidade de Nebraska, em artigo publicado por The Conversation, 31-10-2023.

Eis o artigo.

O ultraconservador Lei e Justiça (PiS) não conseguiu obter a maioria nas eleições de Outubro passado. A oposição centrista e de esquerda procurará unir forças para formar um governo.

Os resultados das eleições parlamentares realizadas na Polônia em 15 de Outubro de 2023 foram saudados como um golpe contra o populismo, mas também podem fornecer lições importantes para inverter o declínio da democracia.

Na votação, o conservador e cada vez mais autocrático partido Direito e Justiça (PiS), que governa desde 2015, conquistou o maior número de assentos (35%) no Sejm polonês, na câmara baixa e no mais poderoso no Parlamento. Mas estes resultados não foram suficientes para formar uma maioria. Em vez disso, parece provável que a Plataforma Cívica progressista unirá forças com a Terceira Via (Democrata Cristã) e Nueva Izquierda (esquerda democrática), que juntas obtiveram 54% dos votos.

Se assim for, governarão como um governo liberal e pró-União Europeia (UE), muito distante das políticas do PiS, que durante o seu mandato atacou a independência do Judiciário, limitou o espaço para a sociedade civil e manipulou os meios de comunicação públicos. comunicação.

Nas vésperas das eleições nacionais, não havia garantias de que a política polaca não permaneceria nesse rumo. Na verdade, havia muitas razões para questionar até que ponto seriam justas as eleições de Outubro. O governo do PiS aproveitou as eleições para realizar simultaneamente um referendo nacional em que os eleitores foram convidados a responder a perguntas sobre imigração, muros fronteiriços, idades de reforma e venda de activos estatais - questões que muitas vezes unificam os seus apoiantes.

O partido no poder também utilizou os meios de comunicação públicos para atacar a oposição. A televisão e os jornais estatais – que, segundo os críticos, deixaram de ser pluralistas e independentes nos últimos oito anos – bem como as redes sociais, distorceram sistematicamente os fatos e atacaram a oposição, muitas vezes com acusações bizarras. Além disso, a utilização de empresas estatais e de fundos públicos deu ao PiS uma vantagem eleitoral “clara”, de acordo com observadores eleitorais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Mas, como estudiosa da sociedade civil na Europa Central, não fiquei surpreendida com os resultados eleitorais. Meu novo livro, [Ativismo em Tempos Difíceis na Europa Central e Oriental: Poder Popular. O Poder do Povo], explora o papel que o ativismo informal - isto é, a ação individual desorganizada dos cidadãos - pode ter na política eleitoral. Aqui estão cinco fatores que contribuíram para o resultado das eleições polacas e podem ter implicações para outros países que enfrentam reveses democráticos.

1. Os eleitores foram às urnas em massa

Os polacos levaram as eleições a sério. Com quase três quartos do eleitorado (74%) a comparecer às urnas, a participação foi sem precedentes nos últimos tempos. Foi ainda mais elevada do que a das primeiras eleições livres após a queda do comunismo em 1989. Na verdade, foi a maior participação eleitoral desde 1919, um ano após a independência da Polônia.

Parte da razão para a elevada participação foram os riscos. Os partidos da oposição insistiram que o próprio futuro da democracia polaca estava em jogo nestas eleições, enquanto o PiS apresentava as eleições como uma escolha clara entre uma Polônia forçada pela UE a abrir as suas fronteiras aos imigrantes ilegais e a adoptar uma agenda pró-LGBT+, e uma Polônia governo independente que protege as fronteiras da Polônia e promove as tradições cristãs. A participação eleitoral foi fundamental para a vitória da oposição.

2. A mobilização das mulheres

Pela primeira vez na história polaca, votaram mais mulheres do que homens. Quase 75% das mulheres elegíveis para votar compareceram às assembleias de voto, o que representou um aumento de 12% em relação a 2019. Em comparação, 73% dos eleitores elegíveis do sexo masculino votaram. As eleições também registaram um número recorde de candidatas femininas (44%) e a maior percentagem de mulheres eleitas deputadas (30%).

O aumento do sufrágio feminino surge após um período de crescente ativismo e mobilização feminista na Polônia.

Durante o período comunista que terminou em 1989, a participação política das mulheres não foi significativa. No entanto, os governos pós-comunistas não proporcionaram às mulheres os direitos esperados. Em contrapartida, quando o PiS chegou ao poder em 2015, a Polônia tinha uma das leis de aborto mais rigorosas da Europa. E depois que ele as endureceu ainda mais, as mulheres polonesas saíram às ruas. Nos últimos anos, as mulheres têm protestado regularmente contra o que consideram ser as políticas anti-gênero do PiS, mas as coisas mudaram pouco - pelo menos na superfície.

As políticas governamentais e os ataques contínuos às suas organizações tiveram um forte impacto nas mulheres polacas, especialmente nas mais jovens, e as eleições de Outubro deram-lhes a oportunidade de se expressarem. Uma análise do voto feminino revela que muitas mulheres votaram em partidos de esquerda e de centro como forma de defender os seus direitos, incluindo a liberalização das leis sobre o aborto.

3. A mobilização dos jovens

A participação eleitoral dos jovens polacos também atingiu níveis recordes, mostrando que, embora possa parecer que os jovens estão insatisfeitos com a democracia, muitos deles continuam a votar. Entre os eleitores com menos de 29 anos, 69% foram às urnas, contra 46% nas eleições anteriores de 2019, o que representa um aumento de 22 pontos percentuais. Na verdade, votaram mais pessoas com menos de 29 anos do que aquelas com mais de 60 anos.

Isto deve-se em parte ao fato de o governo ter sido particularmente veemente ao se manifestar contra os direitos LGBT+ e o aborto, questões que são importantes para os jovens. Entretanto, os candidatos da oposição prometeram dar prioridade às uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e à legalização do aborto até 12 semanas.

4. O papel da sociedade civil

O número de organizações da sociedade civil é apenas uma forma de medir a sua força. O PiS esforçou-se por estreitar o espaço para o ativismo da sociedade civil, reduzindo o financiamento a certas organizações, levando a um declínio no seu número. Mas, tal como exploro na minha investigação, esses esforços alimentaram simultaneamente o ativismo online e o envolvimento político e social de outras formas que são muitas vezes mais difíceis de identificar, como a ajuda aos refugiados, o voluntariado e as iniciativas comunitárias. Encarando as eleições como um “momento divisor de águas”, grupos formais e informais visitaram as cidades, reuniram-se em parques, organizaram a distribuição de folhetos e fizeram tudo o que puderam para garantir que a população tivesse conhecimento do que estava em jogo nas eleições.

Expressando a sua firme oposição ao referendo nacional que se realizou no mesmo dia das eleições, organizações da sociedade civil polaca, como a Akcja Demokracja (Ação para a Democracia) e a Associação Homo Faber, instaram a população a boicotar a consulta. A maioria dos polacos (60%) acabou por recusar participar no referendo, tornando os resultados não juridicamente vinculativos.

5. A economia é importante

Grande parte do mandato do PiS no governo coincidiu com um crescimento económico significativo na Polônia. Isto permitiu-lhe oferecer subsídios mensais às famílias para reduzir a pobreza infantil, reestruturar o sistema fiscal para beneficiar os mais pobres e investir na Polônia rural.

No entanto, no início de 2023, a inflação da Polônia era superior a 18%. Com os preços dos alimentos a subir 24% anualmente e o custo da habitação, do gás e da eletricidade 22%, os polacos - especialmente aqueles com rendimentos fixos mais baixos, muitos deles eleitores do PiS - encontraram-se com dificuldades para pagar as suas contas. Isso contribuiu para colocar muitos contra o governo. Em Junho, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas com diversas queixas, incluindo as relacionadas com o aumento do custo de vida.

O futuro político imediato da Polônia ainda está em aberto; Os anos de poder autocrático deixaram a sua marca. Alguns observadores temem que não possa haver regresso à Polônia pré-populista. Contudo, o resultado das eleições de Outubro deverá servir como um lembrete de que o declínio da democracia não é inevitável e pode ser travado.

 Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/634058-como-as-mulheres-e-os-jovens-venceram-o-populismo-de-direita-na-polonia

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...