Medida faz parte do 2º Pacote pela Igualdade Racial, lançado pelo governo federal, e que envolve ações conjuntas de dez ministérios e órgãos

Publicado em 21/11/2023 18h34  - Ministério da Saúde
 
igualdade racial.png

Foto: Julia Prado/MS

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, autorizou a destinação de R$ 8 milhões para o investimento em formação de profissionais que trabalham no atendimento psicossocial  de mães e familiares vítimas de violência. A medida foi assinada, nesta segunda-feira (20), no lançamento do segundo Pacote pela Igualdade Racial pelo governo federal, em Brasília. O atendimento psicossocial é uma das 13 ações que compõem o pacote de iniciativas afirmativas.

Além do investimento em especialização, a verba vai contemplar a elaboração de um protocolo para o fluxo de atendimento e definição de diretrizes para supervisionar a rede socioassistencial do Estado.

Bahia e Rio de Janeiro sediarão o projeto piloto, que conta com apoio de cinco universidades públicas: as federais da Bahia (UFBA), de São Paulo (Unifesp), do Ceará (UFC), do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF).

Pacote pela Igualdade Racial

O conjunto de medidas é uma ação interministerial, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a participação de dez ministérios e órgãos federais, cujo objetivo é garantir ou ampliar o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação da população negra.

No documento, constam programas nacionais, titulações de territórios quilombolas, bolsas de intercâmbio, o reconhecimento do hip-hop como referência cultural, entre outros.

Nadja Alves dos Reis
Ministério da Saúde

fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/ministerio-da-saude-destina-r-8-milhoes-para-o-atendimento-psicossocial-de-vitimas-de-violencia

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...