As relações de internautas com os meios de comunicação digitais são marcadas por um certo paradoxo, aponta a diretora de programas de Mestrado da Academia de Jornalismo da Universidade de Neuchatel, Nathalie Pignard-Cheynel: pessoas se queixam da “infobesidade”, mas ao mesmo tempo não suportam perder a menor notícia e ativam inúmeras notificações.

A reportagem é de Edelberto Behs publicada no IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Em entrevista ao repórter Joel Burri, do jornal Reformado, da Suíça, a pesquisadora defendeu a urgência da educação das pessoas que não nasceram sob essa tecnologia digital. “E quando falo de educação digital, não estou dizendo que se explique o seu funcionamento técnico, mas de enfatizar as questões sociais dessas ferramentas”, justificou.

A crise climática e as múltiplas guerras ampliam a “infobesidade”. Ela aponta que o lado ruim desse complexo comunicacional proporcionado pelas novas tecnologias está mexendo no mercado de trabalho de jornalistas, pois a verificação, priorização, contextualização e até mesmo explicação da informação é feita por algoritmos, “que são desenhados principalmente para impulsionar os negócios dessas plataformas”.

Lembra, também que plataformas digitais, como Instagram e Facebook, são “ferramentas para vender espaço publicitário digital”. Nathalie destaca que elas desempenham um papel no espaço público e no debate democrático. “Durante muito tempo utilizamo-las como tal, considerando que se tinham tornado numa espécie de ágora pública, mas perdendo de vista que são sobretudo empresas privadas e que são elas que ditam as regras do jogo”, explicou.

A professora luta contra a ideia preconcebida de que os jovens que se informam através das redes sociais só se interessam por conteúdos fúteis. As plataformas transformaram a relação das pessoas com a informação. “Do lado positivo, essas plataformas proporcionam acesso à diversidade, a uma pluralidade de vozes e fontes de informação que nunca tivemos antes!”

As plataformas, lembrou a entrevistada, são ferramentas de formas de sociabilidade. “Nelas temos trocas com muito mais pessoas, com menos fronteiras. Às vezes ouvimos que as redes sociais levam a trocar apenas com pessoas que têm as mesmas opiniões. Mas na realidade, no nosso dia a dia, também tendemos a interagir sempre com os mesmos amigos, da mesma classe social que nós”, comparou.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/636193-pesquisadora-aponta-paradoxos-da-comunicacao-digital

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...