O Departamento de Psicologia (Depsi/UFRN) promove, na próxima terça-feira, 30, debate que aborda o tema alienação parental.

patriarcado opressao

 

24 de maio de 2023

Larissa Araújo de Agecom/UFRN

 
 

O Departamento de Psicologia (Depsi/UFRN) promove, na próxima terça-feira, 30, debate que aborda o tema alienação parental. A ação, voltada a estudantes de Psicologia e a interessados na temática, acontece no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN), às 14h. A proposta visa a orientar os futuros profissionais a como lidar com possíveis casos de interferência na formação psicológica de crianças provocada pelos pais ou qualquer outro adulto que tenha a guarda ou vigilância do menor.

O evento conta com a participação das professoras Izabel Hazin, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e Symone Fernandes de Melo, do Departamento de Psicologia da UFRN. A docente de Psicologia e Direito da Uninassau Ana Andrea Maux, membra do Grupo de Estudo Desenvolvimento e Subjetividade Humana (GEDSH/UFRN), também participa representando o Conselho Regional de Psicologia (CRP/RN). 

A coordenadora do curso de Psicologia da UFRN, Maria da Apresentação Barreto, explica que a alienação parental pode ser caracterizada como toda forma de interferência que os familiares exercem na vida de uma criança ou adolescente, com o objetivo de difamar ou macular a imagem de um dos genitores. “Esse processo costuma causar muito sofrimento na criança ou adolescente, e a psicologia é convocada a intervir para que esse tipo de interferência não seja promovida”, completa. 

 

fonte: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/70713/depsi-promove-debate-sobre-alienacao-parental


...