Frente Parlamentar Feminista Antirracista é lançada no Congresso Nacional

A frente é uma iniciativa pioneira na América Latina e conta com a participação dos movimentos de mulheres.

Hoje, 15 de agosto, foi lançada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular, uma iniciativa pioneira de diálogo de parlamentares e movimentos na América Latina. É um marco na resistência à ofensiva conservadora, autoritária e fundamentalista contra os direitos das mulheres. 

A Frente é composta por movimentos de mulheres e deputadas federais de diferentes partidos, que refletem a pluralidade e a diversidade das mulheres brasileiras – negras, jovens, com deficiência, periféricas, indígenas, brancas, rurais, do campo, florestas e águas. 

O lançamento ocorre em uma semana importante, que teve Marcha das Mulheres indígenas e Marcha das Margaridas, as duas em Brasília. A proposta é que ela atue em temas como trabalho digno condições de existência; Enfrentamento ao racismo e ao patriarcado; enfrentamento à violência contra a mulher; justiça reprodutiva e direitos sexuais e reprodutivos; a defesa dos territórios das indígenas e quilombolas; a defesa da laicidade; e o enfrentamento ao racismo.

Além disso, a Frente visa fortalecer a atuação das deputadas, que em seus diferentes campos de atuação mantém firme o seu compromisso democrático e a luta pela igualdade.  No lançamento, Talíria Petrone (PSOL/RJ) reafirmou a necessidade de uma frente como essa 17 meses após o assassinato da vareadora Marielle Franco."Uma Frente Feminista Antirracista, sem o 'e', porque não há feminismo sem antirracismo", afirmou a deputada.

Segundo Schuma Schumaher, da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), a expectativa é que a Frente atue articulada no âmbito federal se repita nos outros estados, com as parlamentares estaduais feministas e os movimentos de mulheres comprometidas com uma agenda de direitos.

...