Radar Feminista no Congresso Nacional - 09 de março de 2021

No Radar Feminista no Congresso Nacional desta semana destacamos as movimentações em torno da PEC 186/2019 (PEC Emergencial) sobre o orçamento em meio à Pandemia e o auxílio emergencial, já aprovada no Senado. No texto da PEC o governo criou algumas armadilhas incluindo temas extremamente sensíveis para o conjunto da população brasileira: redução salarial de servidores públicos e o fim da vinculação orçamentária mínima para a educação e a saúde. A proposta segue para a Câmara, que realiza nesta terça-feira, 9 de março, sessão para análise da PEC Emergencial. A proposta é o item único da pauta do Plenário e tem como relator o deputado Daniel Freitas (PSL-SC).


Deputadas da coordenação da Frente Feminista Antirracista com Participação Popular apresentaram um requerimento para a criação de Comissão Temporária Externa destinada a acompanhar os impactos da pandemia da Covid-19 na vida das mulheres brasileiras.


A decisão sobre a presidência das Comissões da Câmara pode acontecer nesta semana. Com o apoio de Artur Lira, Bia Kicis (PSL/DF) será mesmo a presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Além desta, o PSL também deve ficar com a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.


No mês onde se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Bancada Feminina discute lista de 72 propostas prontas para serem votadas na Câmara dos Deputados, as deputadas estão conversando sobre quais serão as prioridades.


Confira os projetos de interesse das mulheres e outras notícias relevantes AQUI!

 

 

...