Radar Feminista no Congresso Nacional - 12 de abril de 2022

A correta manifestação do ex-presidente Lula em relação ao aborto, de que é uma questão de saúde pública, gerou debates acalorados. O Observatório de Sexualidade e Política compilou parte das manifestações. Neste ano eleitoral, esperamos que o tema seja encarado de frente, como um direito das mulheres.

Entre os ministros que deixaram seus cargos para concorrer às eleições está Damares Alves, do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Não vai fazer falta nenhuma no ministério e esperamos que não obtenha sucesso como candidata. Recentemente a ex-ministra mudou seu domicílio eleitoral para o Distrito Federal, com a pretensão de disputar uma vaga ao Senado pelo DF.

Em mais uma demonstração que os direitos das mulheres são negociáveis, o Plenário da Câmara aprovou a PEC n° 18/2021. A proposta, além de não trazer novidades, ainda anistia os partidos que não cumpriram as cotas previstas na legislação eleitoral.

Em Brasília a semana foi movimentada pelas atividades promovidas pelo Acampamento Terra Livre. A mobilização ocorre no mesmo período em que o Congresso Nacional e o governo pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas. As atividades do acampamento seguem até o dia 14 de abril.

Leia o Radar Feminista no Congresso Nacional!

...