No Canal Gov, os capítulos de “Maria da Penha - Retrato do Brasil” serão exibidos de segunda a sexta-feira, a partir das 20h25, durante duas semanas seguidas

Publicado em 18/03/2024 - Ministério das Mulheres
 
MM_Site - Carrossel da Home (768 x 434 px) (23).png

 

A partir desta segunda-feira (18), o Canal Gov começará a exibir a websérie Maria da Penha - Retrato do Brasil. Até então, a produção estava disponível no canal do Ministério das Mulheres no Youtube, onde alcançou cerca de 2,5 mil visualizações. 

No Canal Gov, os capítulos serão exibidos de segunda a sexta-feira, a partir das 20h25, durante duas semanas seguidas. 

Dividida em quatro episódios, a produção começa com a história de Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de feminicídio por parte do ex-marido e hoje é militante dos direitos das mulheres. O caso resultou na aprovação da Lei que leva seu nome, em 2006, após o Brasil ser condenado, em 2002, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, por negligência e omissão em relação a este e outros casos de violência doméstica. 

O agressor de Maria da Penha, Marco Antonio Heredia Viveros, foi preso apenas 19 anos após o ocorrido, ficando três anos em regime fechado, mesmo tendo sido condenado duas vezes por tentativa de homicídio qualificado, em 1991 e 1996 - a Lei do Feminicídio foi sancionada em 2015.

O segundo episódio da série mostra um pouco do trabalho de mulheres que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar. Uma das personagens é a coordenadora do Centro de Referência Estadual da Mulher do Piauí, Joelfa Farias, que percorre o Estado no “Ônibus Lilás” falando sobre a Lei Maria da Penha, realizando oficinas, rodas de conversa e outras atividades. Ela prega a mobilização coletiva de mulheres para enfrentar a violência dentro e fora dos domicílios.

Os dois episódios finais continuam concentrando-se na Lei Maria da Penha, primeiro contando um pouco da mobilização e articulação das mulheres para a elaboração da lei. Entre as entrevistadas no episódio, a atual ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que à época era secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), então vinculada à Presidência da República. 

No último episódio, advogadas que atuam na área falam do que mudou no Judiciário a partir da entrada em vigor da Lei Maria da Penha. São ouvidas a advogada feminista Myllena Calazans, integrante do Consórcio Maria da Penha; a ex-ouvidora da SPM Ana Paula Schwelm; e a professora e especialista em direitos das mulheres Soraia Mendes.

 

fonte: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2024/marco/marco-das-mulheres-ministerio-das-mulheres-e-ebc-firmam-parceria-para-exibicao-de-webserie-sobre-a-lei-maria-da-penha

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...