Duas das coordenadoras da Universidade Livre Feminista Antirracista (ULFA), Guacira Cesar de Oliveira (Cfemea) e Schuma Shumaher (Redeh), estão em reunião hoje com a União de Mulheres Alternativa e Resposta  - UMAR em Lisboa (Portugal)

Depois de uma intensa programação durante a Humanity Summit, no Faro (Portugal), duas das coordenadoras da ULFA estiveram hoje em reunião no  Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF, mantido pela União de Mulheres Alternativa e Resposta  - UMAR, que desenvolveu em Portugal a Universidade Feminista (cursos presenciais). Guacira e Schuma apresentaram os projetos da nova fase da ULFA, abrindo oportunidades de novos enlaces e parcerias. 

A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - tem uma longa história. É uma associação de mulheres constituída em 12 de setembro de 1976. Como Organização Não Governamental está representada no Conselho Consultivo da CIDM (Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres) desde 1977.

A UMAR é hoje uma associação que se reclama de um feminismo comprometido socialmente, empenhada em despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa.

De um percurso de quase 50 anos, a UMAR conseguiu unir várias gerações de mulheres, abrir espaços de intervenção para as mais jovens e atualizar a sua intervenção com uma Agenda Feminista de novas e "velhas" causas, como seja o direito à contracepção e ao aborto, a luta contra a violência doméstica e a paridade nos órgãos de decisão política.

Criada como União de Mulheres Antifascistas e Revolucionárias até 1989, passou a Movimento para a Emancipação Social das Mulheres Portuguesas e, na segunda metade da década de 90, adquiriu a atual designação.


...