O programa integra uma das ações em comemoração ao mês das mulheres e conta com o investimento de R$ 2,5 bilhões

 

Escrito por Diário do Nordeste (Fortaleza) 
 
 

O Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, lançou o Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios nesta terça-feira (19). O programa integra uma das ações em comemoração ao mês das mulheres e visa prevenir mortes violentas por questão de gênero, além de garantir os direitos e o acesso à Justiça para todas as que se encontram em situação de vulnerabilidade e proteção às famílias das vítimas.

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco afirmou que a eliminação do feminicídio deve ser um dever de todos, assim como o combate a todas as formas de violência contra mulheres e meninas no país, e alertou sobre o impacto do racismo.

"Para realidades distintas, focos específicos devem ser observados nas políticas. As pautas de gênero e raça perpassam todas as ações", disse.

AÇÕES

Conforme anúncio do Governo, o plano de ação terá o investimento de R$ 2,5 bilhões para desenvolver 73 medidas, distribuídas em dois eixos: estruturante e o transversal. Entre as ações, estão:

  • A formação de mulheres líderes comunitárias e realização de oficinas de escuta nacional com mulheres;
  • Repasses financeiros a serviços de acolhimento provisório de mulheres ameaçadas de violência doméstica e familiar ou em situação de risco de morte;
  • Diminuir os efeitos da violência e promover a garantia de direitos e de acesso à justiça e a direitos como saúde, educação, segurança, justiça, trabalho, entre outros;
  • Produção de dados, entre os quais, a ampliação de notificações de violência de gênero; conhecimento, por meio da realização de pesquisas e diagnósticos; e redação de documentos e normas.

O plano está sob a coordenação do Ministério das Mulheres e contará com interação da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Educação; da Saúde; da Justiça e Segurança Pública; dos Povos Indígenas; da Igualdade Racial; do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento.

 

fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/pontopoder/governo-federal-lanca-plano-de-prevencao-ao-feminicidio-e-combate-a-violencia-contra-a-mulher-1.3491248


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...