Live vai tratar sobre autocuidado e cuidado entre ativistas

 LiveAutoCuidadoColetivo

Nesses tempos de pandemia, de angústias, sobrecargas e perdas, o cuidado se torna cada vez mais importante. O autocuidado e o cuidado entre ativistas é uma estratégia de autopreservação e proteção, individual e coletiva, das mulheres que lutam por direitos.

 

Com o objetivo de aprofundar sobre o tema e apresentar o cuidado como parte da transformação social feminista, o CFEMEA realiza no dia 26 de agosto, às 19h, em seu canal no youtube e página do facebook, a Live Ativismo e Cuidado.

 

Conduzida por Analba Teixeira (SOS Corpo) e Guacira Oliveira (Cfemea), a Live contará com a participação de 17 mulheres que irão compartilhar suas experiências de cuidado e ativismo. Entre as convidadas estão Lúcia Xavier, Dolores Fastoso, Gabi Negríndia, Merlane Tiriyo, Isabel Freitas, Diana Maicon, Helena Pinto, Joana Santos, Hildevânia Macedo, Olindina Serafim , Iyá Lúcia, Guaia Monteiro, Ravena do Carmo, Cidinha Oliveira e Sueli Kinté.

 

Em um formato lúdico e interativo, a Live vai proporcionar uma reflexão sobre a dimensão política do cuidado e sua importância para as lutas das mulheres e as mulheres que lutam contra a ordem patriarcal, racista, sexista, e outras formas de opressão.  A atividade contará com intervenções artísticas, poéticas, e uma troca enriquecedora sobre as experiências de autocuidado e cuidado coletivo das ativistas brasileiras neste momento de pandemia e isolamento social. Falaremos de sobrevivência, de cooperação e resistência, de esperança e dos caminhos para construirmos um futuro de Bem Viver.

 

Em meio à pandemia, o isolamento social é uma das principais armas para conter a propagação do novo corona vírus. Com esta alteração da realidade, uma grande parcela das mulheres brasileiras passou a ter para além das tarefas do dia a dia, mais sobrecarga, com seus filhos, maridos e/ou outros familiares confinados o dia inteiro dentro de casa, e o trabalho doméstico e de cuidados com os outros majoritariamente sobre suas costas. Para além dos efeitos de saúde, econômicos e sociais que a pandemia provoca, esta nova condição também impõe às mulheres a necessidade de autocuidado para suportar as cargas advindas com a pandemia ou potencializadas por ela.

 

“As nossas vidas estão em risco, 110 mil pessoas já morreram e quase 4 milhões estão contaminadas segundo os dados subnotificados do Ministério da Saúde. Falamos em cuidado e ativismo nesse momento porque o ativismo é a base indispensável e essencial de qualquer democracia. No nosso país, a democracia está sangrando, vem sendo atacada, violentada pelo autoritarismo, pelo fascismo, pela ganância capitalista, patriarcal e racista”, destaca Guacira Oliveira, socióloga, fundadora do Cfemea e uma das anfitriãs da Live.

 

Para saber mais sobre Autocuidado e Cuidado entre ativistas, clique AQUI.

 

Live Ativismo e Cuidado

Dia 26 de agosto (quarta-feira)

Às 19h

No canal do Youtube e Facebook do CFEMEA

 

 

 

...