Nossa história

O CFEMEA -- organização não governamental feminista e antirracista, de caráter público e sem fins lucrativos -- foi fundada em Brasília, em julho de 1989, por um grupo de mulheres feministas, que assumiram a luta pela regulamentação de novos direitos conquistados na Constituição Federal de 1988. Para o desenvolvimento do seu trabalho, o Centro adotou, ao longo dos últimos 25 anos, algumas estratégias que envolvem: sensibilização e conscientização; articulação e mobilização; advocacy (promoção e defesa de ideias); comunicação política; acompanhamento e controle social. Desenvolve, ainda, a difusão das plataformas feministas na mídia e em seus veículos próprios de comunicação, e produz textos para reflexão e expansão do debate feminista.

Desde a criação, a luta pelos direitos sexuais e direitos reprodutivos está presente. Ao longo desses 25 anos, em que pesem as inúmeras tentativas reacionárias nesse campo, conseguimos alguns avanços e contivemos muitos retrocessos. Veja mais na Plataforma virtual dos 25 anos de atuação da organização.

Em 2015, o CFEMEA inaugurou um novo ciclo de atuação orientado à sustentabilidade do ativismo. Para tanto, definimos estratégias centrais: (i) o fortalecimento da Universidade Livre Feminista; (ii) o impulsionamento da dimensão política do autocuidado e do cuidado entre ativistas e (iii) o desenvolvimento de metodologias de formação na ação para fortalecer a luta feminista, ampliar o ativismo e a resistência dos movimentos à ofensiva conservadora antidireitos (em especial, frente ao Parlamento), lutar contra a criminalização das mulheres e pela legalização do aborto.

 

Clique na imagem para ir para a LINHA DO TEMPO criada quando comemoramos nossos primeiros 25 anos de ativismo e militância feminista organizada no Cfemea

plataforma cfemea25anos

...